Frente Parlamentar

4º Distrito: Instalada Frente Parlamentar pela revitalização

Iniciativa integrará 15 vereadores, com apoio de grupo técnico composto por universidades, Executivo e iniciativa privada

  • Lançamento da Frente Parlamentar em defesa da continuidade do Projeto 4D. Na foto
    Lançamento da Frente teve vídeoconferência com professor Turkienicz direto da Inglaterra (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Lançamento da Frente Parlamentar em defesa da continuidade do Projeto 4D. Na foto, o vereador Mauro Zacher.
    O vereador Mauro Zacher destacou a importância da iniciativa para a região (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou nesta quinta-feira (5/10) a Frente Parlamentar em Defesa da Continuidade do Projeto 4D. O proponente da iniciativa é o vereador Mauro Zacher (PDT) e as atividades a serem desenvolvidas terão por objetivo potencializar a implantação do Projeto Masterplan 4D, que visa a revitalização do 4º Distrito da Capital.

Zacher, que presidirá os trabalhos da Frente, destacou na oportunidade que a atual crise econômica não pode ser um empecilho para o avanço da mobilidade. “Esta é a oportunidade de trabalharmos juntos para que possamos desenvolver este que é um avanço para a nossa Capital. Além de ser uma realização para todos aqueles que participaram das etapas de discussão e elaboração do projeto”, ressaltou.

Projeto

Elaborado em 2016 pelo Núcleo de Tecnologia Urbana da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, o Masterplan 4D pretende recuperar a atratividade demográfica e econômica do 4º Distrito, especialmente voltando a região a um ecossistema de inovação tecnológica e social a céu aberto. Para isso se deverá contar Parcerias Público-Privadas (PPPs), através de uma operação urbana consorciada que financie e gerencie obras de infraestrutura e novos equipamentos de uso público na região.

O coordenador do projeto, professor Dr.  Benamy Turkienicz, apresentou, no lançamento da Frente, direto da Inglaterra por videoconferência, o conceito e objetivos do Masterplan 4D. Como explicou ele, o projeto se divide em duas fases, uma de revitalização urbana, entre a área oeste da Avenida Farrapos, que está degradada, e outra da parte que fica entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Farrapos, que necessita de reconvenção econômica.

“A região do 4º Distrito possui áreas de prédios bem construídos e tombados, porém, estagnados. Sendo essa uma região de aproximadamente 600 hectares, as 31 mil pessoas que circulam e residem na região enfrentam também a insegurança pelo abandono, pelas ocupações irregulares que incidem na região e pelo tráfico de drogas que só cresce”, salientou Turkienicz. O professor acrescentou ainda que educação, indústria, comércio e serviços só sobreviverão se houver tecnologia científica inovadora, sendo essa a proposta do Projeto 4D. “Sem inovação não haverá competitividade, e isso não atrairá dinheiro e crescimento”, finalizou. 

Revitalização

O coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (Nitec) e um dos colaboradores do projeto, professor Dr. Paulo Antonio Zawislak, também contribuiu com a explanação dizendo que a revitalização não será só urbana, mas também econômica. Ele considera ser necessário um plano de viabilidade e implantação econômica que estimule o poder público e as empresas a integrarem a difusão e a organização com fontes, usos e resultados.

“Se houver integração e empenho de se desenvolver este projeto, a população de 31 mil pessoas residentes do local, que hoje representam cerca de 3% do PIB do município, gerando em média de R$3 bilhões, sera beneficiada. Em 30 anos estima-se que, através desse investimento no 4D, cheguemos à R$ 67 bilhões, trazendo um expressivo incremento”, ressaltou.

Frente

Integram a Frente Parlamentar 4D os vereadores Adeli Sell (PT), Airto Ferronato (PSB), Alvoni Medina (PRB), André Carús (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Idenir Cecchin (PMDB), Felipe Camozzato (Novo), Luciano Marcantônio (PTB), Márcio Bins Ely (PDT), Mauro Pinheiro (Rede), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Professor Alex Fraga (PSol), Reginaldo Pujol (DEM), Ricardo Gomes (PP) e Valter Nalgestein (PMDB).

Também estiveram presentes na instalação representantes do Sindilojas, da Associação Comercial de Porto Alegre, da Associação dos Empresários Humaitá-Navegantes, da Secretaria Municipal de Urbanismo, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, da OAS Engenharia, o ex- secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, e o ex-secretário municipal de Governança Local, Cesar Buzatto,  além de lideranças da região.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)