CEDECONDH

'Acumuladores' foi tema do debate na Câmara

O que pode ser feito para tratar e dar dignidade ao ser humano diante do distúrbio da acumulação compulsiva

CEDECONDH, Acumuladores e Direitos Humanos
CEDECONDH, Acumuladores e Direitos Humanos

Na reunião sobre “Acumuladores e Direitos Humanos”, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger, foram apresentadas as situações das pessoas que sofrem do distúrbio de acumulação de coisas e animais, e o que o pode ser feito pelo poder público para minimizar o problema. Diversos especialistas falaram das experiências, dos aspectos físicos, psicológicos e da dificuldade de lidar com a negação do problema para quem é acumulador.

Os vereadores da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram os encaminhamentos ao Executivo, a reativação do Grupo de Trabalho interdisciplinar para implementar políticas públicas de atendimento às pessoas vítimas deste distúrbio, e campanha de alerta como prevenção. O encontro foi na Câmara de Vereadores da capital, em 14/3.

 

Participaram da reunião:

- Rafael Mazzini- Psicólogo e Assessor Técnico da Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde;

- Silvia Ethel Mendonça - Coordenadora do programa Moradia Primeiro;

- Tânia Barbosa – Coordenadora Geral dos Direitos dos Animais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 

- Daura Zardin - médica veterinária do Departamento Geral de Vigilância Sanitária (da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre).

- Vitorino Mesquita - Agente de Fiscalização do Departamento Geral de Vigilância Sanitária (da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre).

- Guilherme Peterson – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS)

 

Mais informações, acesse o link:

http://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/acumuladores-cedecondh-pedira-reabertura-de-gt