Sessão solene

Ademir Niffa é Cidadão Emérito de Porto Alegre

  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Ademir Niffa, por proposição do vereador Adeli Sell. Na foto, da esq.: vereador Adeli Sell, Ademir Niffa e esposa do homenageado, Simone Niffa
    Ao lado da esposa, Ademir Niffa recebeu diploma entregue por Adeli Sell (e) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Ademir Niffa, por proposição do vereador Adeli
    Colegas taxistas acompanharam a sessão em homenagem a Niffa (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (18/12), o título de Cidadão Emérito ao taxista Ademir Niffa. Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), a homenagem tem como objetivo destacar a importância da atividade exercida por Ademir Niffa, que, conforme o vereador, se dedica a prestar um serviço de qualidade aos cidadãos porto-alegrenses. Na ocasião, a esposa do homenageado, Simone Niffa, junto de familiares e amigos taxistas, também compareceu à cerimônia no Plenário Otávio Rocha.

“Fazer essa homenagem é uma obrigação”, disse Adeli Sell, presidindo a sessão. Para o vereador, receber membros da classe de taxistas que viearam prestigiar a homenagem ao colega é emocionante. Dentre eles, estava o taxista conhecido como “Seu Juvenal”. Com 96 anos, ele é considerado o taxista mais idoso da América Latina. Logo na abertura do discurso, Adeli destacou a importância da atuação dos taxistas na cidade. De acordo com ele, o táxi é parte da cidade e integra a paisagem urbana. “Não é só um meio de transporte. Ali se transportam sonhos, esperanças e saudades.” O vereador declarou também que o taxista é visto como fonte de informação sobre localização de ruas, lojas e pontos turísticos, sendo um importante guia da cidade, que, segundo Adeli, acompanha histórias tristes e alegres em seu cotidiano.

A longa jornada de trabalho e a falta de segurança na vida de taxistas foram outros pontos destacados pelo vereador, assim como os novos desafios que a tecnologia impõe na modernização do serviço. Em reconhecimento ao trabalho de Ademir Niffa, o vereador contemplou os 37 anos de serviços prestados pelo taxista. Conforme Adeli, o homenageado é conhecido por se dedicar não só ao seu serviço, mas por zelar pelos seus colegas e passageiros. O vereador ressaltou também que Adenir Niffa atualmente é coordenador do ponto de táxi da Rodoviária da capital gaúcha, considerado um dos maiores pontos do país. “Nos honra com seu trabalho”, acrescentou o preponente.

Ao fazer uso da palavra, Ademir Niffa expressou sua imensa gratidão pela família, colegas de trabalho, amigos e ao autor da homenagem. Taxista desde os 22 anos de idade, ele enalteceu o companheirismo de seus colegas que o elegeram duas vezes como supervisor. "Amigos de luta que se arriscam nas ruas da cidade". Em menção especial ao apoio de sua família, o homenageado agradeceu a sua esposa e seus três filhos por estarem sempre unidos. Hoje com 60 anos, Ademir Niffa disse que nunca imaginou um dia receber tal reconhecimento. "Amo minha cidade, minha profissão. Me orgulho de dizer que sou taxista", completou. 

 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:taxistaAdemir NiffaCidadão Emérito