Cultura

Adiada a abertura do 22º Salão de Artes Plásticas da Câmara

A Comissão Organizadora divulgará uma nova data para a inauguração do evento e a premiação dos artistas

21° Salão de Artes
A última edição foi realizada em 2016, no Legislativo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Comissão Organizadora do 22º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre informou, no Diário Oficial (Dopa) desta terça-feira (28/8), o adiamento da realização da cerimônia de abertura do evento - que estava marcada para a noite de 4 de setembro. Segundo a comissão, a decisão deve-se à necessidade de reajustes no cronograma do Salão por motivos de ordem técnica. Uma nova data para a inauguração da exposição e a entrega dos prêmios será divulgada posteriormente no Dopa e no site do Legislativo da Capital.

Um total de 54 obras de 25 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado foi selecionado para o Salão. Serão concedidos um Prêmio Aquisição (de R$ 9 mil) e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2,5 mil cada). A escolha dos trabalhos foi feita pela Comissão de Seleção e Premiação, formada por Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas de 15 cidades gaúchas (Alvorada, Canoas, Cachoeirinha,  Caxias do Sul,  Esmeralda, Estancia Velha, Farroupilha, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Taquara. Na avaliação dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

66 anos de história

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por uma lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas visuais gaúchos, o evento funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países que residam no Rio Grande do Sul. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do RS.

Os selecionados

Confira neste link os artistas selecionados e suas obras. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:artes visuais[22 Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre