Educação

Adolescentes da Fase expõem releituras de Picasso

A mostra também reúne pinturas inspiradas em Jackson Pollock, feitas por alunos da Escola Padre Reus.

  • Exposição de Trabalhos do Projeto FASE.
    Os trabalhos estão expostos até 31 de agosto no Legislativo (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Exposição de Trabalhos do Projeto FASE.
    Obras inspiradas em Guernica, bombardeada em 1937 (Foto: Candace Bauer/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 31 de agosto, uma exposição de releituras de três pinturas de Pablo Picasso (1881-1973) criadas por adolescentes internos da Comunidade Socioeducativa (CSE) da Fundação de Apoio Socioeducativo (Fase) - atendida pela Escola Estadual Tom Jobim, que fica dentro da instituição. A atividade, parte do projeto Antinclusão, foi coordenada pelo artista visual e professor Aloízio Pedersen.

Montada no Espaço T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara, a exposição foi aberta na noite de terça-feira (15/8). Reúne 10 quadros inspirados no pintor espanhol e outros 13 que remetem ao pintor expressionista abstrato norte-americano Jackson Pollock (1912-1956) e sua célebre técnica de pingos coloridos de tinta sobre tela. As releituras de Pollock são de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, da Zona Sul. Acompanham o conjunto três banners, com imagens dos trabalhos originais de Picasso e textos que explicam o projeto realizado com os jovens.

As pinturas de Picasso escolhidas como pontos de partida para o projeto são:

Guernica (1937) – Nesta obra, com mais de 3,5 metros de largura, Picasso protesta contra o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de mesmo nome, em 26 de abril de 1937, por aviões da Alemanha e da Itália, que apoiavam Francisco Franco, ditador da Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola. Mais de 1.600 pessoas morreram. As releituras foram pintadas por jovens da Ala A da CSE da Fase, que desenharam as imagens em conjunto e depois as pintaram individualmente em módulos. Cada aluno acrescentou ao trabalho algum elemento, como fogo, flor, âncora, periquito e máscara. São símbolos associados às vivências dos adolescentes, o que foi debatido durante o processo das pinturas.

As Três Dançarinas (1925) – Com esta tela, Picasso inaugura o estilo em que passa a desprezar a semelhança entre as formas pintadas e a realidade anatômica do corpo humano. As releituras foram feitas por dois adolescentes da Ala B da CSE Fase. Eles representam uma bailarina que traz máscaras africanas nas mãos, já remetendo a uma das outras obras estudadas (Les Demoiselles D’Avignon). Na época, a Escola Estadual Tom Jobim, mantenedora do projeto, estava envolvida com a Semana da Consciência Negra. 

Les Demoiselles D’Avignon (1907) – O quadro  cubista retrata prostitutas de um bordel de Barcelona, e algumas delas exibem máscaras africanas sobre os rostos. Adolescentes da Ala D da CSE Fase traçaram os desenhos em conjunto e depois cada um pintou uma das personagens da tela original, acrescentando elementos como um coração apaixonado e flores e evidenciando questões como consciência negra e violência contra a mulher. A cor do fundo é uma homenagem à Fase Azul de Picasso. Duas telas ficaram inacabadas, pois um dos internos teve progressão de pena e outro adoeceu.
            
A exposição tem apoio da Presidência da Câmara Municipal e pode ser visitada de segundas a sextas-feiras, das 8 às 18 horas, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318. Entrada gratuita.  
  
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)