Sessão solene

Advogado Vital Silveira recebe título de Cidadão

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre Vital Moacir da Silveira.
Vital (c) recebe diploma entregue por Ferronato (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (16/4), o título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado Vital Moacir Silveira. A proposição foi do vereador Airto Ferronato (PSB), que presidiu a sessão. Participaram da mesa o homenageado, o vereador Nelcir Tessaro (DEM) a esposa do outorgado, Eclair Adam da Silveira, o deputado estadual Sebastião Melo (MDB), e o advogado Luiz Eduardo Pelizzer.

O vereador proponente saudou os presentes e ressaltou a outorga de Cidadão de Porto Alegre como a mais importante, dentre as demais concedidas pela Câmara Municipal. “É uma proposição que apresentei, mas é um título da unanimidade da Casa e representa toda a população da cidade”, acrescentou. Ferronato agradeceu ainda as presenças e disse que, assim como ele, Vital Silveira "veio da capina".

Tessaro disse que a Casa ficou maior e a cidade de Porto Alegre soube homenagear um cidadão envolvido no desenvolvimento da cidade. O vereador ressaltou que ele e Ferronato foram colegas de faculdade há 40 anos. “Viemos da capina: eu, o Ferronato e o Vital”, recordou.

Sebastião Melo assinalou que conviveu com o homenageado nos tempos em que foram, os dois, conselheiros da OAB/RS, e que Vital Silveira deveria ter sido presidente da entidade. Por questões políticas, segundo Melo, sua candidatura não logrou êxito. Como ex-vereador, confessou Melo, sempre contou com Silveira para obter conselhos sobre os temas da cidade.

Ao agradecer a homenagem, Vital Silveira afirmou que a honra é grande e a missão de falar em público um desafio espinhoso. Lembrou que, antes de se formar em Direito, estudou Contabilidade e Letras, mas depois preferiu se dedicar à advocacia. Mas se reconhece como um homem que entendeu o seu papel: “Venho da época do arado e me encontro no tempo dos computadores”, resumiu Silveira.

Trajetória

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e também técnico contábil pela Faculdade de São Judas Tadeu, Vital Moacir da Silveira é advogado responsável pelo Escritório Vital Advogados. Sua banca presta serviços de assessoria jurídica a diversos sindicatos e associações de classe.

Durante os anos de 1989 e 1991, Vital foi membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB-RS), órgão em que foi relator da lei que regulamentou a criação de juizados especiais perante o conselho do OAB-RS. Já em 2003, assumiu como presidente da instituição. Ainda de acordo com a proposta, Vital Moacir da Silveira é um dos juristas mais influentes do Estado do Rio Grande do Sul. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:Cidadão de Porto AlegreadvogadoVital Silveira