Comissões

Aliança para Inovação de Porto Alegre explica propostas aos vereadores

Debate sobre inovação com especialistas da área.
Cefor ouviu representantes da Prefeitura e de universidades, como Jorge Audy (ao microfone) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal, nesta terça-feira (5/6) pela manhã, os vereadores conheceram as propostas da Aliança para Inovação de Porto Alegre. O protocolo de intenções para a formação da Aliança foi firmado, em abril deste ano, entre as três maiores universidades da Capital: Ufrgs, Pucrs e Unisinos. O superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Pucrs, Jorge Audy, afirmou que a Aliança é resultado de um longo processo de amadurecimento de iniciativas em prol da inovação na cidade, iniciado em 1995 com o Porto Alegre Tecnópole. O passo seguinte, disse Audy, deverá ser a formação de um Pacto pela Inovação em Porto Alegre. "Queremos transformar a Capital num ecossistema de inovação mundial, um projeto que permeie muitos governos."

As próximas etapas da Aliança, segundo o superintendente, envolvem reuniões semanais e ações preparatórias para a formalização do Pacto, que será coordenado pelo professor da Ufrgs Luiz Carlos Pinto da Silva. Entre os dias 2 e 7 de julho, está prevista a realização de um encontro sobre inovação, na Capital, que deverá contar também com as presenças do espanhol Josep Piquè, que é presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (Iasp), e de integrantes do grupo responsável pelos projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos em Santa Catarina.

Piquè é um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo, atuando também como consultor internacional de importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellín (Colômbia) e de Santa Catarina. A ideia da Aliança, segundo Audy, é que a capital gaúcha possa contar em breve com a consultoria de Piquè para ajudar o grupo na discussão de estratégias para o desenvolvimento da cidade na área da inovação. Ele garantiu que já há um grupo de empresários locais interessados em viabilizar financeiramente a contratação do espanhol, que também esteve presente no ato de formalização da Aliança. "A missão da Aliança é cooperar para transformar conhecimento em desenvolvimento para transformação de Porto Alegre. Isso não pode depender apenas de um governo de quatro anos. Em Barcelona, este processo durou 15 anos; em Medellín, 10 anos; e Santa Catarina está há 12 anos sendo assessorado por Piquè."

Histórico

Segundo Audy, nove entidades participaram, na década de 1990, da mobilização que deu origem à Porto Alegre Tecnópole, que contou inclusive com cooperação da França: Pucrs, Ufrgs, Unisinos, Prefeitura, governo do Estado, Fiergs, Federasul, Sebrae e CUT. "Ela gerou outras iniciativas em inovação, mais tarde, como o TecnoPUC, o TecnoSinos e as incubadoras de empreendimentos. Precisamos pensar a Porto Alegre do futuro como um ambiente de inovação", afirmou.

Audy lembrou que, no início deste processo, foram os governos municipais que tomaram a iniciativa de chamar as universidades e as entidades para discutir estratégias para o desenvolvimento tecnológico da cidade. "Hoje temos grupos envolvidos em discutir e promover a inovação em Porto Alegre." Ele também mencionou o surgimento do Inovapoa, em 2013, vinculado à Prefeitura, como um órgão importante para o incentivo à inovação. Na atual gestão municipal, o Inovapoa foi transformado em Coordenadoria de Inovação. "Na década de 1990, Porto Alegre foi uma das primeiras cidades brasileiras a pensar em inovação. Temos uma trajetória importante nesta área."

Ele ainda relatou que, a convite do prefeito Nelson Marchezan Júnior, a Prefeitura conta hoje com um Conselho Consultivo de Inovação, formado por pessoas representativas de diversas entidades envolvidas em projetos de inovação. "Ao longo de 2017, discutimos propostas com empresários, todos os ex-prefeitos da cidade e também com Piquè."

O coordenador da Coordenadoria de Inovação da Prefeitura, Roberto Astor Moschetta, disse que o Executivo municipal alocou recursos humanos para que a Aliança tenha condições de desenvolver seus projetos. "A Prefeitura atua como estimuladora de um movimento que permeie toda a sociedade." Moschetta também propôs a implementação, em conjunto com a Câmara Municipal, de um prêmio de incentivo à inovação, já previsto pela lei que deu origem à criação do Inovapoa. "Encaminharemos uma minuta aos vereadores para que a Câmara analise a viabilidade da proposta."

Coordenada pelo presidente da Cefor, vereador João Carlos Nedel (PP), a reunião também contou com as presenças dos vereadores Felipe Camozzato (Novo), Airto Ferronato (PSB) e Mauro Zacher (PDT), além de representantes da Assespro, Conselho Municipal de Tecnologia (Comcet), Previmpa e representantes de outras entidades do setor.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)