Exposição

Alunos de Arquitetura propõem novos usos para recuos e térreos

Os trabalhos visam a criar mais áreas de convivência e contribuir para o aumento da segurança.

  • Eu sonho com uma Porto Alegre em que o empreendedor e´ ADMIRADO.
    Os 14 painéis estão montados no segundo piso do Legislativo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Eu sonho com uma Porto Alegre em que o empreendedor e´ ADMIRADO.
    O evento tem apoio do gabinete do vereador Felipe Camozzato (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Sexta-feira (28/4) é o último dia para visitar a exposição Calçadas Vivas – Em vez de grades, atividades, que está montada no espaço T Cultural Tereza Franco, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Compõem a mostra 14 painéis com projetos de 13 estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufrgs, que propõem novos usos para os recuos e térreos de prédios em diversos bairros da Capital, por meio da instalação de pequenos serviços e comércios, como cafés, livrarias, floriculturas, coworkings, lojas e restaurantes. 

Os trabalhos expostos criam áreas de convivência urbana, que resultam em maior fluxo de gente e, em consequência, contribuem para a aumento da segurança. “As fachadas ativas, com atividades, trazem as pessoas de volta às ruas, ao mesmo tempo que fazem a necessária separação e o controle entre os domínios público e privado”, alega o grupo no painel de abertura da exposição. “Os recuos de jardim e os térreos dos condomínios hoje servem apenas de acesso às unidades, mas podem ser ocupados de modo a ativar os passeios com pequenos comércios e serviços, oferecendo mais espaço para empreender, mais lugares para ficar e mais segurança para viver.” 

Os projetos foram elaborados no segundo semestre de 2016 por alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico 7 da FAU/Ufrgs, coordenados pelo professor Eduardo Galvão. Participam os estudantes Amanda Saretta Diesel, Ana Karina de Barros Christ, Camila Benemann, Carla Priscila Brito, Danielle Teixeira Martins, Emanoelle Colling, Evandro Cardoso da Silva, Gabriela Mann Bertolli, Josué Michels da Rosa, Lucas Dorneles Magno, Marina Orlandi Goulart, Marla Trabach Godinho e Rebeca Salazar Sikifero.

A exposição tem apoio do gabinete do vereador Felipe Camozzato (Novo) e do Memorial da Câmara Municipal e pode ser visitada das 8 às 18 horas, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)