Plenária do Estudante

Alunos do Americano criam sete projetos para a Capital

Adolescentes ocuparam a tribuna para defender projetos de lei Foto: Fernanda Fell
Adolescentes ocuparam a tribuna para defender projetos de lei Foto: Fernanda Fell

Alunos de 7ª e 8ª séries do Colégio Americano viveram, nesta segunda-feira (20/8), uma tarde de vereadores ao participarem da Sessão Plenária do Estudante, promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Os adolescentes elaboraram, discutiram e votaram sete projetos de melhorias para a cidade, visitaram o Plenário Otávio Rocha e assistiram a uma palestra sobre o papel do Legislativo com o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos.

Os estudantes apresentaram propostas para as áreas de educação, esporte, cultura, direitos humanos, meio ambiente, saúde e coleta de lixo:

- Isabella Victória, 15 anos, e Bruna Lersch, 12, da turma 71, propõe a melhoria da infra-estrutura das escolas públicas, com atualização das bibliotecas e reformas dos ambientes de estudo e de lazer.

- Leonardo Barros Torres, 12 anos, e Marina Giugliani Reta, 13, da turma 73, reivindicam espaços para a prática de esportes, com treinadores qualificados e materiais necessários, em todas vilas e comunidades carentes.

- Álvaro Bruscato Schmidt, 13 anos, e Gabriela Sanhudo Rodrigues, 14, da turma 82, solicitam oficinas de teatro nas escolas públicas e “museus móveis” que percorram o município, difundindo a cultura brasileira.

- Ricardo Guasselli Torres, 14 anos, e Alessandra Prates Carriero, 14, das turmas 81 e 82, pedem atendimento psicológico para todas vítimas de crimes graves e parceria da Guarda Municipal com serviços de psicologia para melhor atender à população.

- Anna Cecília Pedroso de Oliveira, 12 anos, e Anna Célia Wagner Maggi, 13, da turma 72, solicitam a limpeza das ruas, incluindo os esgotos, que devem ser tratados antes de lançados aos rios. Também exigem a proteção de animais e seus hábitats e a preservação de parques e praças. 
       
- Giovanna Menelli de Oliveira, 13 anos, e Bruna Zanetti Marcon, 14, da turma 81, pedem incentivo à prevenção da gravidez não-planejada, para evitar, especialmente, o alto índice de gravidez na adolescência. As campanhas devem incluir a visita de profissionais da saúde às escolas e aos centros comunitários.

- Monyreh Ambrosini Quadros, 13 anos, e Renata Zientarski Fernandes, 12, das turmas 72 e 73, reivindicam a obrigatoriedade da coleta seletiva nos condomínios e a criação de projetos de reciclagem para tentar resolver o problema ambiental e gerar renda para a comunidade carente.

As Sessões Plenárias do Estudante são realizadas às segunda-feiras, das 14 às 17 horas, durante o ano letivo. Informações e agendamento de escolas no Memorial da Câmara, pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)