Infraestrutura

ANTEVER, PRECAVER E CRIAR MEDIDAS: FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Protocolado o projeto de Lei do vereador Mendes Ribeiro que visa criar o Fundo Municipal de Defesa Civil

Protocolado o projeto de Lei do vereador Mendes Ribeiro que visa criar o Fundo Municipal de Defesa Civil

A exemplo de outras capitais, como Curitiba, a implantação do Fundo possibilitará o recolhimento de recursos de fontes diversas (entes governamentais, doações de pessoas físicas ou jurídicas) para o enfrentamento de intempéries como Porto Alegre acabou de presenciar – novamente, devido aos temporais, houve estragos nas vias, alagamentos, destelhamentos e abandono de moradias, com famílias inteiras desabrigadas. O fundo será responsável por não somente minorar os efeitos desses desastres naturais, com a prestação de socorro e amparo as pessoas atingidas, mas, principalmente, desenvolver medidas preventivas.

“Temos uma estrutura atenciosa e eficaz da Defesa Civil, e uma regulamentação da mesma, com atuação destacada nas demandas oriundas das intempéries. Porém, em situações extremas, foge do seu alcance devido a falta de recursos. As medidas emergenciais não podem aguardar que o município decrete estado de emergência e execute os procedimentos necessários para a chegada dos recursos estadual e/ou federal de auxílio”, explica o vereador.

Mendes Ribeiro ainda destaca que o Fundo será um instrumento valioso para o trabalho da Defesa Civil. Com campanhas durante o ano e nas eventualidades, os doadores saberão para onde direcionar o auxílio, procedimento que durante as intempéries nem sempre acontece de forma ágil e seguindo um critério de necessidade.

“É certo que imprevistos ocorrem. Que não podemos controlar os fenômenos naturais e que nem todos os problemas estruturais que a cidade possui podem ser resolvidos do dia para noite. Mas, é nosso dever tentar antever, precaver e criar medidas para estes momentos”, explica.

Sobre a necessidade do Fundo, ele resume: “imagine se em outubro do último ano, se em janeiro, tivéssemos essa ferramenta”.