Plenário

Aprovada Comenda Porto do Sol ao presidente do Simers

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal
Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (14/9) Projeto de Resolução nº 042/16, de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), que concede a Comenda Porto do Sol a Paulo de Argollo Mendes, médico e presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Segundo o vereador, o médico é merecedor da homenagem “por sua grande contribuição à sociedade porto-alegrense e gaúcha, em sinal de reconhecimento ao trabalho realizado em prol da saúde pública”.

Natural de Porto Alegre, Paulo de Argollo Mendes seguiu os passos do pai ao ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se em medicina interna e gastroenterologia. Desde o início de sua carreira, Argollo interessou-se pelos movimentos sindicais e associativos, com a visão de agregar a categoria e de lutar pela qualificação da saúde pública de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul. "O marco na trajetória profissional e classista de Argollo foi seu ingresso no Grupo Hospitalar Conceição. Tornou-se chefe do Serviço de Emergência e, em seguida, tornou-se presidente da Associação dos Médicos do Hospital Conceição", lembra Goulart.

O atual presidente do Simers também foi conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), membro do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, presidente da Confederação Médica Brasileira e secretário de Relações Internacionais. Posteriormente, tornou-se presidente da Federação Nacional dos Médicos.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)