Plenário

Aprovada Moção de Apoio a ato de confraternização religiosa

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Valter Nagelstein
Vereador Valter Nagelstein (PMDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (10/4), o requerimento do vereador Valter Nagelstein (PMDB) que solicita uma Moção de Apoio à Sinagoga Sibra e à Arquidiocese de Porto Alegre. A moção será encaminhada ao presidente da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), Daniel Weiss, ao rabino Guershon Kwasniewski, ao arcebispo dom Jaime Splenger e ao bispo auxiliar Leomar Brustolin. Nagelstein justifica o requerimento lembrando que, nesta terça-feira (11/4), às 19h30min, o rabino Guershon Kwasniewski oficiará a Páscoa Judaica ("Seder de Pessach") no subsolo da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa, segundo o vereador, é da Arquidiocese da Capital e da Sibra.

"Tão significativo evento promovido por líderes religiosos locais tem o propósito claro e evidente de promover a integração e a consciência das liberdades de culto e afastar toda e qualquer ideia de que Porto Alegre possa vir a se integrar a atos de intolerância religiosa", afirma Nagelstein. "É sabido que a similitude entre as liturgias judaico-cristãs nasce de uma fonte comum, a Bíblia Cristã da Torah Hebraica."

Na mesma sessão, também foram aprovados os seguintes requerimentos:

- do vereador João Bosco Vaz (PDT), requer que o período de Comunicações do dia 24 de abril seja destinado a assinalar o transcurso dos 100 anos de fundação da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes;

- do vereador Valter Nagelstein (PMDB), requer a realização de sessão solene no dia 9 de maio, às 19 horas, destinada a assinalar o transcurso dos 69 anos da criação do Estado de Israel;

- da vereadora Comandante Nádia (PMDB), requer que o período de Comunicações da sessão ordinária do dia 10 de maio seja destinado a assinalar o transcurso dos 80 anos da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)