Plenário

Aprovada Moção de Repúdio a adoção de lista fechada em eleições

Votação do Projeto do vereador Mendes Ribeiro sobre liberação de faixas exclusivas de ônibus em dias de paralisação do transporte público.  Na foto: vereador Mendes Ribeiro (e) e André Carús
Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (10/4) Moção de Repúdio contra a alteração na legislação eleitoral brasileira visando a adoção do sistema de voto em lista fechada para as eleições proporcionais. A proposta é assinada pelo vereador Mendes Ribeiro e subscrita pelos colegas da bancada do PMDB, vereadores Idenir Cecchim, Valter Nagelstein, André Carús e Comandante Nádia. A moção destaca que essa alteração está sendo ventilada em decorrência de discussões que estão sendo feitas no Congresso Nacional, especialmente na Comissão Especial da Reforma Política, instalada na Câmara dos Deputados.

Mendes Ribeiro ressaltou que a adoção de listas fechadas "é uma questão delicada e um desrespeito à população". Conforme o vereador, atualmente se vivencia um descrédito da população em relação aos poderes políticos do país: "Essa moção representa uma posição da Câmara Municipal ao Congresso. Qual a legitimidade que têm os partidos para fazer isso?", questionou, ao afirmar ter certeza de que "a população irá às ruas questionar essa barbaridade", caso a proposta de listas seja aprovada. "A Constituição diz que todo o poder emana do povo e não dos partidos", defendeu. "Poucos do PMDB no Congresso me representam", lembrou ainda.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)