Projetos

Aprovadas alterações a projeto que cria Feira do Produtor

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (17/12), duas alterações ao projeto do vereador Ervino Besson (PDT), aprovado na quinta-feira (13/12) e que propõe a criação da Feira do Produtor Rural em Porto Alegre. Emenda do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), aprovada pelo plenário, altera o período no qual a feira deverá ser realizada, definindo que o evento ocorrerá "durante sete dias a cada mês, no Largo Jornalista Glênio Peres". Outra emenda aprovada, do vereador Nereu D´Avila (PDT), estabelece que a comprovação de que os produtores rurais que participam da Feira realmente desempenham suas atividades produtivas no Município será expedida pelo Sindicato Rural de Porto Alegre.

Pelo projeto aprovado na quinta-feira (13/12), a Feira terá caráter econômico, social, cultural e turístico e será organizada por comissão a ser formada pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, Emater/RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) e órgãos municipais ligados à área. Nessa feira, cada produtor poderá comercializar apenas sua própria produção.

Na justificativa de sua proposta, Besson lembra que a chamada zona rururbana de Porto Alegre, com aproximadamente 15 mil hectares de área, compreende área produtiva, de preservação permanente e as ilhas da cidade. Ele cita dados da Emater/RS segundo os quais o espaço agriculturável corresponde a cerca de 6.222 hectares, formados pela exploração de atividades como pecuária, fruticultura, hortaliças e outras.

Além disso, diz Besson, o Sindicato Rural de Porto Alegre conta atualmente com cerca de 200 associados. "A produção destes trabalhadores possui grande significado", explica. "Um exemplo claro disso é a sua participação na Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do RS). Nesta instituição, Porto Alegre é o segundo município da região metropolitana em participação de volume de produção hortifrutigranjeira.", observa o vereador.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)