Comissões

Aprovadas cinco propostas por Apreciação Terminativa

Vista da Câmara Municipal, Palácio Aloísio Filho. Fachada.
O Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

As vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram, no âmbito das Comissões permanentes, os seguintes processos por meio de apreciação terminativa:

Processo 1209/17 - Proposto pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), concede o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Mala de Garupa. Conforme justifica o proponente, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho que o Mala de Garupa desenvolve desde sua fundação, em 2004, pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, para a valorização da cultura e da tradição gaúcha.

PLL 354/17 - Por João Carlos Nedel (PP), o projeto estipula que o logradouro rua C – Vila Hípica do Cristal, localizado no bairro Cristal, passará a ser denominado rua Santa Teresa D’Ávila. No projeto, Nedel explica que Tereza de Cepeda e Ahumada, natural de Ávila, Espanha, é um exemplo religioso por sua fé e por seu legado, que inclui a Ordem das Carmelitas Descalças e a fundação de 32 mosteiros no século XVI.

PLL 366/17 - O logradouro rua B – Altos da Agronomia do bairro Lomba do pinheiro é nomeado rua Fênix. O novo nome contempla a vontade dos moradores do local, que anexaram um abaixo-assinado ao processo de autoria de João Carlos Nedel (PP). No texto, o vereador explica que a Fênix é um pássaro mitológico que aparece em diversas culturas (egípcia, grega, romana, chinesa, cristã) e é geralmente associado à ideia de renascimento e imortalidade.

PLL 7/18 - De autoria do vereador João Carlos Nedel (PP): o logradouro 4.061, no bairro Morro Santana, passa a ser denominado rua Homero Ferrugem Martins. “Servidor público e cristão exemplar” é o texto que acompanhará o nome da rua nas placas denominativas. Homero foi um advogado que se destacou na atuação política como vereador suplente e secretário municipal da Administração.

Processo 0693/18 - De Elizandro Sabino (PTB), concede o Diploma Honra ao Mérito à Associação dos Componentes da Banda Marcial São João (Acoban). Sabino argumenta que o diploma é uma homenagem e um reconhecimento à contribuição cultural e social que a associação propiciou ao município, apoiando a banda Marcial do Colégio La Salle São João e a Escola de Música Maestro Mota.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)