Educação

Aprovado projeto para oficinas nas escolas municipais

Nas áreas de robótica, programação, design, gastronomia, empreendedorismo

Com 25 votos favoráveis e três contrários, o projeto de lei que institui o programa Escola de Ofício na rede municipal de ensino de Porto Alegre, de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB), foi aprovado pelo Legislativo da capital nesta quarta-feira (13/9). Segundo o parlamentar, o objetivo do programa é ser “instrumento para uma educação voltada ao protagonismo, que capacitará estudantes a desenvolver habilidades e práticas tanto para a vida pessoal, quanto profissional”.

Conforme a proposição, poderão participar do programa os estudantes regularmente matriculados no último ano do ensino fundamental ou no ensino médio, com frequência periodicamente comprovada.

A iniciativa prevê que o Escola de Ofício seja implementado de forma gradativa, mediante o oferecimento gratuito de cursos nas áreas de robótica, programação, design, gastronomia, empreendedorismo, bem como de relacionamento e cooperação.

“Não se tem como objetivo final uma formação profissional, e sim, uma preparação para o mercado de trabalho, no sentido de estimular a sua capacidade de resolução de problemas, de adaptação, da utilização da criatividade, do ofício como um caminho para realização pessoal. É uma forma de educação para o protagonismo.  Atentem-se a emenda sobre o rol de competências, estas áreas foram escolhidas inicialmente, e podem ser estendidas, pois tratam-se de conhecimentos base para o desenvolvimento de uma gama de iniciativas, que podem vir a tornar-se uma profissão, um empreendimento, um despertar para um segmento ainda não conhecido ou simplesmente um conhecimento que não faz parte de seu cotidiano e não teriam acesso normalmente”, destacou o vereador.