Plenário

Aprovado projeto que disponibiliza wi-fi livre nos espaços públicos

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Cláudio Janta
Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (22/5) Projeto de Lei de autoria do vereador Cláudio Janta (SD) que tem o objetivo de implementar uma política pública de acesso à informação e à internet no Município de Porto Alegre. A proposta estabelece a criação de pontos específicos: “ilhas digitais em que será disponibilizado sinal gratuito de wi-fi”, diz o vereador. Pelo projeto, o sinal wi-fi deverá ser disponibilizado nos principais pontos turísticos de Porto Alegre, além de parques e praças de grande circulação, conforme interesse do Município, dando preferência à valorização dos espaços públicos.

Janta baseia-se nos resultados obtidos durante a Copa do Mundo 2014 e a experiência trazida a Porto Alegre que disponibilizou acesso à internet no trajeto de 3,5 km, do Mercado Público até o estádio Beira-Rio, “o que ficou conhecido como Caminho do Gol”. Observa ainda que este “projeto inovador” foi o vencedor do prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2014.

Cláudio Janta entende que “a internet é uma ferramenta indispensável para nossas vidas” e é amplamente utilizada para capacitação e conhecimento. “Sua implementação trará maior conforto e melhor qualidade de vida à população”, diz ele. O vereador projeta que a disponibilização desse serviço poderá incentivar a valorização dos espaços públicos, tornando estes locais cada vez mais atrativos. Finaliza dizendo que a medida proposta se somará a outras, como ciclovias, praças e outros equipamentos públicos afins, aumentando as opções de lazer e fazendo com que as pessoas participem mais da vida da cidade, “preservando-a e recuperando a confiança para deixar suas casas e apropriar-se de parques e equipamentos públicos”, concluiu.

Texto: Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)