Plenário

Aprovado projeto que inclui a Maratona Aquática no Calendário Oficial

Homenagem aos 3 anos da Editora Maçônica.Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o autor do projeto (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (14/9), pela Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei de Legislativo nº 173/16, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que inclui a Maratona Aquática da Cidade no Calendário de Eventos e no Calendário Mensal de Atividades da Capital na primeira quinzena do mês de dezembro.

Bins Ely acredita que a iniciativa valorizará o esporte, aproximará porto-alegrenses e visitantes da orla e dará grande visibilidade à cidade. "Servirá para consolidarmos alguns valores sociais inseridos no esporte, como a integração, o respeito às regras e a interação saudável com o meio ambiente”, afirma.

Segundo o vereador, o Guaíba possibilita a Porto Alegre a prática de atividades aquáticas, mas a história do desenvolvimento da cidade, bem como as condições ambientais impróprias, levou os cidadãos a se afastarem da orla e do contato com o Guaíba. "Indo no caminho da despoluição e do desenvolvimento de ações que proporcionem uma maior interação entre população e lago, a Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, responsável pela promoção e pela execução de competições - como a natação em águas abertas -, considera de fundamental importância a realização de uma prova de maratona aquática e de jogos que enalteçam a relação da comunidade com o Guaíba", diz.

De acordo com Bins Ely, clubes como o Grêmio Náutico União, Grêmio Náutico Gaúcho e o Clube dos Caixeiros Viajantes já revelaram talentos da natação, como Guilherme Bento Bier, Carlos Pavão, Marcelo Romaneli Soares, Betina Lorscheitter, Gabriela Ferreira e Viviane Jungblut. Desta forma é importante incentivar a prática da natação e reforçar a tradição dos clubes e equipes gaúchas no esporte.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)