Plenário

Aprovado título de utilidade pública para Fundação São João

Movimentação de plenário. 
Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão ordinária realizada, na tarde desta segunda-feira (09/05), projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que declara utilidade pública a Fundação São João de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência Social. A fundação é uma entidade sem fins lucrativos ligada à Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul. 

A entidade foi fundada em 28 de Junho de 2012, com o firme propósito de atender a demandas sociais, tais como promover a formação harmônica do cidadão, pelo auxílio e pelo desenvolvimento de projetos nas áreas da educação, da formação, da saúde e da assistência social, de forma filantrópica. Para tanto, estabeleceu como cultura interna a fraternidade, a solidariedade, a responsabilidade, a ética, a moral, a qualidade e a inovação.
A Fundação São João coloca à disposição de seu público os serviços de odontologia, psicologia e medicina, central de medicamentos, empréstimo de materiais ortopédicos e convênios. Também desenvolve ações de benemerência, doando gêneros alimentícios, eletrodomésticos, roupas e remédios para creches, associações educacionais e beneficentes, núcleos espíritas e centros comunitários. E, na área educacional, promove cursos e treinamentos como, por exemplo, de primeiros socorros praticados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e “Projeto Saúde Bucal”.
"Todas as ações da Fundação São João de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência Social objetivam a qualidade. Esse é o seu paradigma. Organização e atuação junto ao cliente – interno e externo – na busca por sua satisfação são atividades que vêm ao encontro de sua missão", disse o vereador, ao justificar o projeto. Segundo ele, tornar utilidade pública o trabalho realizado pela fundação é uma forma de reconhecimento. "O resultado do comprometimento de todos que trabalham na entidade, cumprem princípios e crenças que a caracterizam. Dessa forma, nada mais justo do que reconhecer e homenagear esta entidade", disse.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)