Plenário

Aprovados dois requerimentos que homenageiam escolas especiais

Vereador Paulo Brum na tribuna do plenário
Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Foram aprovados, na tarde desta quinta-feira (11/8), na sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre, os projetos de resolução 024/16 e 025/16, de autoria do vereador Paulo Brum (PTB). O primeiro concede o Diploma Honra ao Mérito à Escola de Educação Especial Nazareth, e o segundo, à Escola Especial Doutor João Alfredo de Azevedo. Segundo o vereador, essas instituições merecem a homenagem “pelos relevantes serviços prestados às pessoas com deficiência, principalmente crianças”.

Localizada no Bairro Glória, a Escola Nazareth faz parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tendo comemorado seus 50 anos servindo à educação na comunidade. Realiza atendimentos de estimulação precoce e dispõe de pedagogia inicial, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e atividades de profissionalização e de inserção ao mundo do trabalho. Ainda oportuniza aos alunos treinamento desportivo masculino e feminino, aulas de teatro, de dança e de capoeira, além de possuir uma banda. Atualmente, a escola atende 250 pessoas.

A Escola Especial Doutor João Alfredo de Azevedo fica no Bairro Vila Nova e seu objetivo é facilitar o atendimento àquelas pessoas com deficiência que residem em bairros mais afastados da cidade. Hoje, a escola atende 135 alunos a partir dos 6 anos de idade, contemplando atividades pedagógicas em turmas de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos, além de contar com programas pedagógicos específicos e programa de integração.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)