Homenagem

Arnaldo Prieto é Cidadão de Porto Alegre

Prieto exibe o diploma com o título de Cidadão proposto por Ismael Heinen (e) Foto: Caroline da Fé
Prieto exibe o diploma com o título de Cidadão proposto por Ismael Heinen (e) Foto: Caroline da Fé

Em solenidade realizada nesta terça-feira (15/8), a Câmara Municipal concedeu ao ex-ministro do Trabalho e Previdência Social Arnaldo da Costa Prieto o título de Cidadão de Porto Alegre. Nascido em 13 de fevereiro de 1930, em São Francisco de Paula (RS), Prieto, ao longo de sua vida, amealhou uma grande quantidade de reconhecimentos por seus serviços prestados ao País. O título foi proposto pelo vereador José Ismael Heinen (PFL).

Ao agradecer, Prieto dirigiu-se à sua esposa dizendo: "Você também é a responsável por tudo o que estão dizendo aqui". Depois, falou sobre sua vida pública e política, lembrando de passagens importantes de sua atuação no parlamento, através de ações como a emenda de sua autoria que dava plenos poderes aos estados para julgarem os prefeitos. Ao enfatizar que "esse discurso é o mais difícil de toda a minha vida, para poder sintetizar mais de cinqüenta anos", Prieto salientou que deve a Porto Alegre muito de sua formação acadêmica e política.

Para Heinen, hoje é um dia em que Porto Alegre, feliz, abraça mais um filho seu com o título de Cidadão. Heinen disse ser impossível traduzir a emoção em poder estar na tribuna homenageando este gaúcho ilustre e falando da carreira brilhante de Prieto no cenário político nacional.

Prieto é engenheiro civil formado pela Ufrgs. Foi presidente da União Estadual dos Estudantes e presidente fundador do Centro Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da Unisinos. Ocupou o cargo de secretário estadual do Trabalho e da Habitação. Sob sua gestão, no governo do presidente Ernesto Geisel, foram criados órgãos como Senar e Sine. Prieto também ocupou os cargos de diretor do Banco Nacional da Habitação e de ministro do Tribunal de Contas da União.

Na homenagem ao ex-ministro também falaram os vereadores Ibsen Pinheiro (PMDB), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Maristela Meneghetti (PFL).
 
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)