Cultura

Artistas inscrevem 264 obras para o Salão da Câmara

Na primeira etapa de seleção, os jurados irão analisar 98 portfólios dos candidatos homologados

21° Salão de Artes
A última edição do evento foi realizada em 2016, na Câmara (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira (21/6), a lista das inscrições homologadas para seu 22º Salão de Artes Plásticas, evento promovido pela Casa que será realizado em setembro de 2018 como parte das comemorações dos 245 anos do Legislativo. Foram inscritos 98 portfólios, sendo disponibilizadas 264 obras em 14 técnicas para a avaliação dos jurados. A lista de homologados pode ser conferida no link https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/22o-salao-de-artes-plasticas/  

Caso o candidato com inscrição homologada tenha seu portfólio selecionado, terá de apresentar suas obras para a segunda etapa de seleção, conforme previsto no regulamento do concurso. Os artistas inscreveram trabalhos em técnica mista, pintura, gravura, fotografia, arte têxtil, colagem, desenho, escultura, cerâmica, arte digital, vídeo-arte, instalação, vídeo-instalação e performance.

Premiação

O 22º Salão concederá um Prêmio Aquisição de R$ 9 mil e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor individual de R$ 2,5 mil, além de Menções Honrosas, a critério da Comissão de Seleção e Premiação. Os prêmios serão entregues na abertura oficial do evento, marcada para as 19 horas do dia 4 de setembro de 2018. Os demais artistas selecionados também participarão da exposição, que poderá ser visitada até 5 de outubro.

História

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por uma lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul. Na última edição do evento, realizada em 2016, o principal prêmio foi concedido à artista Manu Raupp, que apresentou desenhos em grafite e caneta colorida sobre papel.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)