PRESIDÊNCIA

Associação Comercial pede apoio da Câmara para criar premiação

Prêmio Protagonistas visa promover inciativas, personalidades e entidades públicas e privadas nas áreas do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade

Presidente Valter Nagelstein recebe a diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre, que lhe entrega proposta para prêmio de protagonismo em parceria. Presentes: vereadora Mônica Leal, o presidente da associação, Paulo Afonso Pereira, Raul Cohen, Newton Waechter da Motta, Vitor Zatti Faccioni, Régis Conte, Paulo Menzel e João Luis Moreira
Diretoria da ACPA esteve na Câmara hoje pela manhã (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Diretores da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) solicitaram na manhã desta quarta-feira (04/04) apoio da Câmara para criar o Prêmio Protagonistas. A premiação visa promover inciativas, personalidades e entidades públicas e privadas nas áreas do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade. Um ofício solicitando a parceria foi entregue ao presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (PMDB).

O presidente da entidade, Paulo Afonso Pereira, destacou que a intenção é realizar a primeira edição da premiação, em conjunto com a Câmara, no aniversário de Porto Alegre de 2019. “Esta sinergia com a Câmara visa construir pontes e criar caminhos que acelerem e contribuam efetivamente para o crescimento de Porto Alegre.  Identificar, valorizar e dar visibilidade às pessoas e iniciativas que projetam Porto Alegre é uma forma de promover a inovação e o desenvolvimento econômico e social.”

Para o vice-presidente da ACPA, Raul Fernando Cohen, as instituições não podem trabalhar isoladas. “Queremos criar uma onda de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade a partir do reconhecimento de talentos locais. Queremos ter uma cidade melhor para viver, trabalhar e empreender e, com este evento, buscaremos incentivar os bons exemplos e motivar mais pessoas e instituições a ajudarem a transformar Porto Alegre, gerando um círculo virtuoso e retendo talentos na cidade.”

Nagelstein solicitou abertura de processo para encaminhar a iniciativa internamente e destacou que levará o tema para discussão da Mesa Diretora. “Temos que nos unir em iniciativas como estas porque Porto Alegre está precisando.” O presidente lembrou de ações com foco em inovação e sustentabilidade que estão ocorrendo na Câmara, como a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar, a construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos e os projetos Papel Zero, de telhados verdes e de reaproveitamento de água. Destacou também que no segundo semestre promoverá o Seminário Cidades Inteligentes, Cidades Digitais e Cidades Criativas, que vai ao encontro do tema do Prêmio Protagonistas. 

Também participaram da reunião os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Mônica Leal (PP) e diretores da ACPA.

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)