Tribuna Popular

Associação de Servidores do Demhab debate segurança pública na Capital

  • Tribuna Popular com a Associação dos Servidores do DEMHAB, sobre op apel da Guarda Municipal em Porto Alegre. Na foto: Alexandre Dias
    Alexandre Abreu disse que guardas patrimoniais querem ser integrados à Guarda Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Tribuna Popular com a Associação dos Servidores do DEMHAB, sobre o papel da Guarda Municipal em Porto Alegre. Na foto: guardas
    Servidores compareceram ao plenário da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Tribuna Popular desta segunda-feira (16/5) recebeu, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Associação dos Servidores do Departamento Municipal de Habitação para tratar sobre segurança pública e o trabalho exercido por guardas municipais na Capital. Segundo o representante da Associação, Alexandre Dias Abreu, a Guarda Municipal atua diretamente na segurança da cidade, evitando roubos de carros e assaltos. "O nosso trabalho é gratificante. Por muito tempo fomos caracterizados como guardas patrimoniais, mas, ao longo dos anos, a população cobrou de nós uma posição. Hoje, os guardas conseguem evitar algumas tentativas de furtos e assaltos em ônibus, além de conduzir pessoas que cometem delitos para a delegacia", disse.

Conforme destacou, existem cinco comandos distintos da Guarda Municipal atuantes no município, e o objetivo da Associação é unificar as categorias. "Existem guardas que trabalham no Dmae, DMLU, Demhab e Smam. Por serem de grupos diferentes, alguns deles não recebem a gratificação de 25% no salário, além da autorização de armamento.

Alexandre disse ainda que, desde 2006, os agentes vêm provocando a administração municipal para debater e definir o papel da Guarda em Porto Alegre, além de definir uma legislação para amparar as atividades dos membros da Instituição. "Estamos dispostos a atuar em prol da segurança, mas é necessário que haja, por parte do município, reconhecimento e valorização do nosso trabalho. Até o momento não houve reuniões ou qualquer retorno da Prefeitura."

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)