Tribuna Popular

Associação do Bairro Anchieta pede que Executivo olhe para a região

Moradores reivindicaram na Tribuna Popular diversos cuidados para esta parte da cidade

  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Anchieta (ACOMBA) discute reforma da casa debombas nº6, limpeza do valão, da galeria, desobstrução do encanamento e restauração do calçamento das ruas e avenidas. Orador: Sr. Lotar Adalberto Markus, presidente da associação.
    Markus, da Acomba, destacou que o Anchieta gera diversos impostos para a cidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Anchieta (ACOMBA) discute reforma da casa debombas nº6, limpeza do valão, da galeria, desobstrução do encanamento e restauração do calçamento das ruas e avenidas. Orador: Sr. Lotar Adalberto Markus, presidente da associação.
    Ferronato endossou pedidos e solicitou que Executivo seja rápido em atender o bairro (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (25/9), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Anchieta (Acomba). No período de Tribuna Popular, a entidade reivindicou a reforma da Casa de Bombas nº 6, que integra o sistema de drenagem pluvial da região, além da limpeza de valão, galerias, desobstrução de encanamentos e restauração do calçamento das ruas e avenidas que compõem o bairro. De acordo com presidente da entidade, Lotar Adalberto Markus, os problemas já duram anos, sem nenhuma solução por parte do Executivo porto-alegrense.

Ao projetar ao plenário fotos da situação da Casa de Bombas nº 6, Markus lembrou que recentes enchentes causadas por fortes chuvas também causaram danos no pavimento asfáltico das ruas e prejudicam a rede de esgoto pluvial. Ele destacou que a Casa é composta por quatro bombas, mas atualmente apenas duas estão em funcionamento. Segundo o orador, após diversos contatos com o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que revelou não possuir contrato de manutenção para o conserto reivindicado, foi buscado o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Demae), que também não resolveu o caso por falta de recursos.

Conforme Markus, a limpeza dos valões e das galerias precisa ser inspecionada. Quanto ao encanamento obstruído, ele solicitou a recolocação das plantas quebradas, além da retirada do asfalto para reconstrução dos calçamentos. "Observamos que no dia 12 de setembro deste ano, a SMOV começou a fazer intervenções tapando buracos", disse. Ainda, de acordo com ele, a preocupação da comunidade é de não saber se o trabalho terá continuidade.

Ao concluir as solicitação de melhorias para a região, o representante da Acomba pediu aos vereadores que mobilizem o Executivo. "O bairro gera muitos impostos. Há alguns anos estamos passando por muitos problemas em decorrência dos alagamentos provocados em função da Casa de Bombas nº 6", disse pedindo urgência na disponibilização de recursos para a reforma, além da desobstrução do encanamento e de bocas de lobo.

Bairro

Ao comentar as solicitações apresentadas na Tribuna Popular, em período de Liderança de seu partido, o vereador Airto Ferronato (PSB), lamentou que um bairro como o Anchieta, instalado na entrada de Porto Alegre, se encontre em uma situação bastante complicada e deteriorada. "Não é possível que a gestão pública não olhe com carinho todo especial a essa região". O vereador pediu que os reparos solicitados sejam feitos o mais rápido possível por questões de segurança. Ferronato relatou ainda que, como diretor do DEP, fez 22 projetos de macrodrenagem, sendo que uma das propostas era a reforma de todas as Casas de Bombas. "Na de nº 6, o telhado parece uma peneira. Como vai funcionar uma rede elétrica numa situação dessa?", questionou. Ele ainda observou que no bairro há um parque cervejeiro e que isso é ótimo para a cidade: "Só que temos que dar uma olhada para dar funcionalidade à região". 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)