SEDA

Ato Público pede a volta da SEDA e a manutenção do Hospital Veterinário

Protetores de animais, veterinários e apoiadores da causa animal se reuniram nesta quarta-feira, dia 08, em Ato Público em frente à Prefeitura de Porto Alegre para protestar contra a Extinção da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) e a favor da manutenção do Hospital Veterinário como entidade de atendimento público.
O ato ocorre após a decisão de extinção da SEDA pelo atual governo municipal. “A SEDA é um órgão central das políticas públicas destinadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar dos animais em nossa capital, a primeira secretaria do Brasil voltada aos animais”, ressaltou o vereador Rodrigo Maroni, que esteve presente no ato. “Não podemos permitir que um órgão como a SEDA, que é o único recurso dos animais que todos os dias sofrem com a maldade humana, seja apagado. Em vez de extingui-lo, precisamos amplia-lo para poder absorver a enorme demanda de atendimentos e serviços voltados aos animais”.
Os participantes também pediam a manutenção do Hospital Veterinário Público, com a garantia de que os atendimentos e demais serviços sejam realizados de forma gratuita. Conforme o vereador, “é preciso garantir que o Hospital Veterinário seja 100% público, para que se possa manter o atendimento universal aos animais de ruas, de pessoas de baixa renda e das protetoras e protetores, que fazem o trabalho que os governos deveriam fazer”, explicou Maroni.