Transporte

Audiência pública sobre o Uber terá esquema especial de segurança

Órgãos responsáveis pela segurança discutiram estratégias para evitar confrontos entre participantes.

  • Reunião preparatória para audiência taxi e uber
    Cassio Trogildo (c) quer garantir segurança para os debates (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Mapa do Gigantinho
    Defensores e opositores do projeto terão acessos independentes

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), promoveu reunião, na tarde de quinta-feira (30/6), para tratar das medidas de segurança para a realização da audiência pública que debaterá o projeto que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros por sistema de aplicativo. A audiência será realizada nesta terça-feira (5/7), a partir das 19 horas, no Ginásio Gigantinho, junto ao Estádio Beira Rio, no bairro Praia de Belas. Participaram da reunião os representantes da Guarda Municipal, da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e da empresa Código Vigilância Privada, responsável pela colocação de agentes de segurança no evento. Trogildo apresentou o mapa de acessos do ginásio, com entradas separadas para defensores e opositores da proposta de regulamentação que será debatida com a sociedade.

Trogildo acredita que, apesar de polêmico, o debate sobre o projeto terá um desfecho tranquilo. “Os porto-alegrenses têm maturidade suficiente para defender as suas posições com ênfase, mas dentro dos princípios de convivência harmônica entre as diferenças de opinião”, destacou. O presidente da Câmara Municipal, no entanto, garantiu que todas as medidas para garantir a segurança interna e no entorno do Gigantinho estão sendo tomadas. “Temos certeza de que foi a escolha do melhor local, que garante a maior participação dos cidadãos e cidadãs sobre esse tema que é de interesse coletivo da sociedade”, expressou.

Conforme o mapa apresentado, os taxistas terão a entrada liberada no portão 5, situado junto à Avenida Padre Cacique. Já os transportadores por aplicativos terão o acesso ao interior do ginásio pelo portão 3, que está próximo ao Centro de Eventos do Beira Rio, no lado que tem acesso pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva. As autoridades vão ingressar no Gigantinho pelo portão 4, que está às margens da Avenida Nestor Ludwig, enquanto o comando da Guarda Municipal estará posicionada junto ao Portão 1.

Internamente serão reservados cerca de 5.080 lugares para o público, sendo a divisão de públicos fixada na área das cadeiras, entre os portões 1 e 2. O palco será montado no lado que está próximo ao portão 4. Foi definido, ainda, que não será permitida a entrada de instrumentos musicais, faixas ou bandeiras que contenham mastros de qualquer tipo e não haverá guarda-volumes para capacetes ou outros tipos de acessórios.

Crianças e adolescentes, acompanhados dos pais, deverão portar crachá de identificação. Durante o evento, terão direito a fala 20 pessoas, sendo 10 a favor e 10 contrárias ao projeto em debate. O evento deverá contar com Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), e a Câmara recebeu a informação de que o documento está sendo providenciado.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)