Fórum

Audy destaca papel da universidade na sociedade

Pró-reitor lembrou parcerias Foto: Ramon Nunes
Pró-reitor lembrou parcerias Foto: Ramon Nunes

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-gradução da PUCRS, Jorge Luiz Nicolas Audy, destacou o papel fundamental das universidades no processo de desenvolvimento da Capital. "O futuro de Porto Alegre passa pela inovação baseada na ciência, na tecnologia e na capacidade de transformar esse conhecimento em desenvolvimento econômico e social", afirmou. O professor foi o primeiro painelista do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, realizado nesta quarta-feira (21/5) no teatro do Prédio 40 da PUCRS.

Audy lembrou que Porto Alegre conta com duas das universidades mais bem situadas nos principais rankings de excelência em pesquisa no Brasil - UFRGS e PUCRS. Essa característica contribui para que a Capital ocupe a melhor posição em condições para a inovação no país. "Porto Alegre é um centro econômico diferenciado, pois conjuga quantidade de mestres e doutores com qualidade, portanto há um ambiente propício para uma economia baseada em ciência e tecnologia", disse.

O pró-reitor ressaltou, porém, que somente pesquisa não basta para um desenvolvimento efetivo. "É necessário transferir esse conhecimento e interagir com a sociedade por meio de parcerias com empresas e governos, que atuam como facilitadores desse processo", declarou. Na sua opinião, esse é o grande desafio para a cidade, o Estado e o país.

Como exemplo dessas parcerias, Audy citou o lançamento da Fase II do TecnoPUC, ocorrido recentemente. A duplicação do centro de tecnologia da universidade conta com recursos do BNDES. Conforme o pró-reitor, o caso ilustra a importância do apoio do poder público, que, além de destinar verbas, é responsável pela emissão de licenças sem as quais o  empreendimento não poderia ser executado.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Capital já tem estrutura para ser pólo de automação e tecnologia