Plenário

Bairro São João terá Rua Selaimen

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Idenir Cechim.
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) é o autor da proposta (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (03/4), projeto de lei que denomina Rua Selaimen o logradouro público cadastrado e conhecido como Rua 2084, localizado no Bairro São João, Zona Norte da Capital. O projeto nº 02696/16, de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), sugere uma homenagem à família gaúcha de artesãos que atua no ramo de cutelaria no Rio Grande do Sul. 

De origem libanesa, Chehim Selaimen nasceu em 1887. Ainda na infância, veio com a família morar em Pelotas, onde aprendeu a cultivar a cultura gaúcha e a participar de remates de raça. Na geração seguinte, o gosto pelas atividades do campo chegou a Cassio Selaimen, sobrinho de Chehim, que acabou tocando o negócio da família na produção de facas e instrumentos rústicos tradicionais. Todo o trabalho é artesanal e é produzido, em especial, para a lida na vida campeira. Desde 2009, a faca Selaimen é símbolo da maior competição de cavalos crioulos do Brasil, O Freio de Ouro. A marca também participa de eventos beneficentes, como o Leilão Beneficente Facas e Joias Don. C. Selaimen para pacientes em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita – Complexo Santa Casa.

As placas denominando Rua Selaimen conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Artesãos da cutelaria tradicional gaúcha. De acordo com o proponente, a homenagem não se deve apenas por ter-se tornado um sobrenome ligado a produtos de alta grife do Estado, mas por ter trazido de terras longínquas a arte de forjar o ferro e transformá-lo em ferramenta de utilidade doméstica e com aperfeiçoamento da técnica em instrumentos luxuosos para uso específico. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)