Mendes Ribeiro

Bancada do PMDB protocola Moção de Repúdio a alteração na legislação eleitoral brasileira

A proposição foi do vereador Mendes Ribeiro e amplamente aceita pela bancada do PMDB, assinando os 5 vereadores que fazem parte da mesma.

(Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A bancada do PMDB na Câmara Municipal de Porto Alegre protocolou, ontem, 29/03, Moção de Repúdio a alteração na legislação eleitoral brasileira que visa a adoção do sistema de voto em lista fechada nas eleições proporcionais. Discussão em pauta na Comissão Especial da Reforma Política, instalada na Câmara dos Deputados.

A proposição foi do vereador Mendes Ribeiro e amplamente aceita pela bancada do PMDB, assinando os 5 vereadores que fazem parte da mesma. 

 "Há problemas que urgem e há definições que afetam o futuro, ambas acontecem ao mesmo tempo, diariamente. Não podemos nos descuidar de nenhuma delas. Ontem, enquanto tratava e fiscalizava alguns programas municipais, não pude fechar os olhos para uma questão nacional, na Comissão Especial da Reforma Política, instalada na Câmara dos Deputados. Me utilizei do instrumento da moção, que é uma proposição para qualquer esfera, inclusive a federal, e que acima de tudo é uma declaração pública de posicionamento – o que em dias atuais é raro. Sugeri a bancada de meu partido, que prontamente aceitou, afinal seguimos a mesma linha política, uma moção de repúdio à adoção do sistema de voto em lista fechada nas eleições, uma alteração na legislação eleitoral agora em pauta. Neste modelo, o eleitor ao invés de votar num candidato específico, vota em uma lista de candidatos com nomes escolhidos pelo partido. Dependendo da quantidade de votos da listagem, são eleitos os candidatos na ordem determinada dela. Isso despersonaliza o voto do eleitor, diminui drasticamente a relação entre o representante e o representado. O voto é no candidato, que sim é identificado ideologicamente com um partido, e lá realiza as construções de bandeiras partidárias. Mas quem deve representar o povo são aqueles que eleitos por ele, e não o partido a qual pertencem. Temo, também, pelo fim de uma das características definidoras do regime democrático, a alternância no poder, o surgimento de novos representantes que possam oxigenar o processo. Bem sabemos que o voto em lista, que este formato, não irá propiciar e inclusive dificultar isso", declarou o vereador Mendes Ribeiro.