Plenário

Bancada do Psol propõe criar Semana Municipal do Luto Parental

Câmara Municipal de Porto Alegre. Fachada.
Câmara Municipal de Porto Alegre. Fachada. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria da bancada do Psol que inclui a efeméride Semana Municipal do Luto Parental no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a partir da primeira segunda-feira do mês de julho. De acordo com o projeto, a Semana Municipal do Luto Parental permitirá o desenvolvimento de ações e iniciativas de entidades e grupos da sociedade civil voltadas ao atendimento a famílias e interessados no tema.

Segundo os últimos dados do DATASUS, entre 2013 e 2016 foram mais de dez mil casos de óbitos fetais e infantis no Rio Grande do Sul, sendo só na Região Metropolitana mais de 4 mil casos, podendo este número ser maior se considerarmos as subnotificações. Em alusão ao mês de julho, escolhido como mês internacional dos pais enlutados, várias organizações nos âmbitos civil e profissional, nas suas mais diversas áreas, promovem ações objetivando dar maior visibilidade ao tema.

“Perder um filho é uma tragédia não apenas para pais e familiares, mas para a sociedade como um todo, pois a morte de um ente querido tem consequências psicológicas e afetivas duradouras e com reflexos em todas as atividades que os enlutados exercem. Oferecer suporte e solidariedade às pessoas nessa situação é, portanto, além de uma ajuda para enfrentar a dor da perda, também um auxílio em sua reinserção no dia a dia comunitário, com melhoria da qualidade de vida, de trabalho e de convívio social. Promover uma boa relação com a morte é também otimizar a relação com a vida”, diz a bancada.

Os vereadores do Psol consideram importante promover a inclusão da Semana Municipal do Luto Parental no calendário de eventos do Município de Porto Alegre a fim de consolidar um espaço e um tempo de conscientização social, construção de conhecimento e compartilhamento de conteúdos e experiências, resultando no desenvolvimento progressivo da qualidade do acolhimento e na garantia de direito das famílias enlutadas, bem como sobre as demais variantes relacionadas ao luto parental.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)