Plenário

Beto Albuquerque será Cidadão de Porto Alegre

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Airton Ferronato na tribuna do plenário.
Vereador Airto Ferronato (PSB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (29/9), o projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-deputado Beto Albuquerque. Nascido em 1963 em Passo Fundo, Luiz Roberto de Albuquerque é formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Em 1986, filiou-se ao PSB e, em 1990, elegeu-se pela primeira vez como deputado estadual no Rio Grande do Sul, sendo reeleito posteriormente.

Em 1998, foi eleito deputado federal e, em seguida, assumiu como secretário estadual dos Transportes. Em 2010, ele foi reeleito para o quarto mandato consecutivo na Câmara Federal e, na sequência, assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul. Beto é morador de Porto Alegre desde a década de 1990.

Nas eleições de 2014, com a morte do candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, abdicou de sua candidatura ao Senado e assumiu a candidatura à vice-presidência da República ao lado de Marina Silva. Atualmente, o homenageado é vice-presidente Nacional de Relações Governamentais do PSB e presidente da sigla no Rio Grande do Sul. Ele ainda foi agraciado em duas oportunidades com o prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do estado, na categoria Mérito Político, em 2009 e 2014.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)