Sessão Solene

Biólogo Flávio Oliveira e líder comunitária Marli Medeiros recebem títulos

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre à senhora Marli Aires Medeiros e do Título de Cidadão Emérito ao senhor Flávio Barcelos Oliveira. Na foto,
    Câmara entregou títulos a Oliveira e a parentes de Marli, que não pôde comparecer (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre à senhora Marli Aires Medeiros e do Título de Cidadão Emérito ao senhor Flávio Barcelos Oliveira.
    Familiares, amigos e autoridades compareceram à solenidade no plenário (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (28/11), sessão solene de entrega do Título de Cidadã de Porto Alegre à líder comunitária e ex-catadora de lixo Marli Aires Medeiros, proposto pelo ex-vereador Alberto Kopittke (PT), e o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao biólogo Flávio Barcelos Oliveira, servidor público que dedicou mais de 40 anos à arborização pública urbana, proposto pelo vereador Adeli Sell (PT). Presidindo a sessão, Adeli destacou que os homenageados são ímpares para a história da cidade. “Nós estamos aqui fazendo uma grande justiça a lutadores sociais, preocupados com o meio ambiente e com a dignidade da pessoa humana”, salientou.

Luiz Henrique Vieira, neto de Marli, falou em seu nome. “Ela está no hospital e sentimos na pele o que a política nos traz de bom e de ruim", disse. "O projeto que minha vó construiu em 30 anos, a atual política está dilacerando. Minha vó não veio ao mundo ao passeio, ela sempre diz isso”. Vieira ainda destacou que Marli sempre teve como lema que só consegue o impossível quem enxerga o invisível. “Marli foi quem enxergou a Bom Jesus há três décadas, lutou e batalhou por esse título. Se tem uma pessoa que merece esse reconhecimento, é ela, junto a sua comunidade, pois nada se constrói sozinho”, concluiu.

Emocionado, Flávio Oliveira disse ser que data era muito especial em sua vida. "Ao saber da homenagem escrevi um texto que contasse um pouco a minha história, mas, em casa, quando lia e relia, acabava me emocionando. Acabei por fazer o relato que segue", disse elencando as principais passagens de sua carreira profissional na Prefeitura da Capital. "Agradeço muito pela sorte que tive nesses quase 42 anos de trabalhos dedicados à cidade", reconhecendo a importância de sua mulher e filhos, bem como de seus ex-colegas de trabalho, que foram em peso prestigiá-lo.

Trajetórias

Marli Aires Medeiros - Nascida em Alegrete (RS), morava numa comunidade ribeirinha na região da campanha e se mudou para Porto Alegre aos 24 anos, buscando melhores condições de vida para sua família e um futuro melhor para suas filhas. Foi morar no Bairro Bom Jesus e trabalhou para a comunidade, agindo em defesa de outras mulheres. Posteriormente, organizou um grupo de moradoras e fundou o Clube da Mulher. Formou-se promotora legal popular e fundou o Centro de Educação Ambiental (CEA), um centro comunitário com espaço para creche, atividades artísticas, esportivas, culturais, de lazer, de qualificação profissional, de educação ambiental e de assistência social, jurídica e psicológica às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos e aos idosos moradores da Vila Pinto e de comunidades próximas.

Flávio Barcelos Oliveira - Nasceu em 1954 em Porto Alegre, formou-se técnico agrícola e, em 1975, ingressou, por concurso público, na Prefeitura, na antiga Divisão de Praças e Jardins da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Em 2011, por meio de concurso público, foi nomeado biólogo da Smam e, ao longo de sua trajetória profissional, participou de importantes contribuições para a Capital, como a elaboração do Atlas Ambiental de Porto Alegre e do Plano Diretor de Arborização Urbana. Também teve papel fundamental no protocolo firmado entre a Smam e a Companhia Estadual de Energia Elétrica que estabeleceu, entre outras recomendações, a implantação dos cabos ecológicos em substituição às redes elétricas convencionais, permitindo, assim, o convívio mais harmonioso entre as redes elétricas e a arborização pública urbana. Oliveira ainda participou das implantações dos parques Moinhos de Vento, Marinha do Brasil, Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho) e Mascarenhas de Moraes. Completando 41 anos e seis meses dedicados à arborização pública urbana no Município, Oliveira ingressará em uma nova fase de sua vida e se aposentará do serviço público.

O vereador André Carús (PMDB) também prestigiou a sessão, assim como o ex-prefeito José Fortunati e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), familiares e amigos dos homenageados.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)