Pauta

Câmara Aberta ganha novas ferramentas nesta terça-feira

Projeto foi lançado no Legislativo da Capital em maio e prevê o acesso de cidadãos ao controle de gastos

Pórtico de entrada da Câmara Municipal. Fachada.
Câmara da capital tem sua sede no Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Lançado em maio no Legislativo de Porto Alegre, o Projeto Câmara Aberta terá, nesta terça-feira (17/9), sequência em sua implementação com o lançamento de novas ferramentas para o aprimoramento da transparência e do acesso à informação dos gastos públicos. A nova etapa inclui a disposição on-line do Controle Cidadão do Gasto Parlamentar, do Serviço de Dados Abertos, aprimoramentos do e-SIC (Informações ao Eleitor) e do e-OUV (Ouvidoria-Geral), além de um novo layout do Portal Transparência, todos acessáveis em www.camarapoa.rs.gov.br. A apresentação das funcionalidades terá por local o Salão Nobre Dilamar Machado, a partir das 10 horas.

O Projeto Câmara Aberta decorre da adesão do Legislativo da capital ao programa Parlamento Aberto, iniciativa que prevê a interação entre cidadão e parlamentos, sendo assegurada a transparência e o acesso à informação pública, a prestação de contas, a participação do cidadão no trabalho do Legislativo e o controle social como garantia de ética e probidade no exercício das atividades parlamentares. Conforme a presidente da Casa, vereadora Mônica Leal (PP), a ampliação das ferramentas de transparência e de acesso à informação sobre gastos públicos demonstram uma busca constante de uma melhor interação do parlamento com a sociedade.

Na página eletrônica da Câmara Municipal, o acesso ao Portal Transparência é feito pela Barra de Menu, em Sala do Cidadão – Transparência.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Gastos PúblicosPortal TransparênciaProjeto Câmara Aberta