Cultura

Inscrições para o Teatro Glênio Peres terminam nesta sexta

Podem participar da seleção artistas-solo e grupos de dança, circo, música e teatro. Os espetáculos terão entrada gratuita

  • Espetculo "Simplesmente Flamenco", da Cia. de Dana Tablado Andaluz, na III Mostra de Artes Cnicas e Msica do Teatro Glnio Peres
    Espetáculo do Tablado Andaluz foi uma das atrações de 2017 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Show do Conjunto Bluegrass Porto-alegrense, na III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.
    O espaço cultural fica no segundo piso da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Sexta-feira (25/5) é o último dia de inscrições para a IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento será realizado de 3 de agosto a 15 de dezembro, reunindo 14 atrações, com entrada gratuita, de dança, circo, música e teatro para os públicos adulto e infantil. 

As inscrições de projetos devem ser feitas das 9 às 17 horas na Seção de Memorial da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo). Confira AQUI o edital, publicado no dia 9 de abril no Diário Oficial de Porto Alegre / Legislativo. Os anexos estão publicados no Dopa da mesma data. Informações: (51) 3220-4318. 

Seleção e ajuda de custo

Conforme o edital, os projetos inscritos e habilitados serão analisados por “uma comissão de seleção composta por até cinco pessoas com notório conhecimento a respeito das categorias previstas na Mostra, preferencialmente vinculadas a entidades representativas das classes artísticas em questão, bem como por um representante do Conselho Municipal de Cultura e um representante da CMPA, que presidirá a comissão”.

Cada projeto selecionado receberá recursos financeiros como ajuda de custo para a montagem dos espetáculos: de R$ 13.500 para grupos e de R$ 8 mil para artistas-solo. Serão duas apresentações para cada atração, sempre com entrada gratuita. A agenda começará no dia 3 de agosto de 2018 e se encerrará em 15 de dezembro deste ano. O Teatro Glênio Peres fica no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre e conta com 80 assentos, espaço e acessibilidade para cadeirantes e ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras.
  
O evento

Criada em 2013 pela Câmara, por sugestão da vereadora Sofia Cavedon (PT), a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia. Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.     

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)