Plenário

Câmara aprova criação de política e Comitê Municipal do Artesanato

  • Feira de artesanato na Praça da Alfândega.
    Proposta visa promover e desenvolver a produção artesanal na cidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentações no Plenário.  Na foto: vereador Aldacir Oliboni.
    Vereador Oliboni na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta quarta-feira (22/5) Substitutivo do vereador Aldacir Oliboni (PT) ao seu projeto que institui a Política e cria o Comitê Municipal do Artesanato. A finalidade, conforme expresso no artigo 1º do texto, é “promover, qualificar, fortalecer e desenvolver a produção artesanal”. O vereador argumenta, em defesa do seu projeto, que “ainda hoje (o artesanato) carece de reconhecimento como um patrimônio histórico, cultural, social e, também, econômico de nossa Cidade”.

Pelo projeto, a Política Municipal do Artesanato terá como diretrizes a organização, qualificação e manutenção de espaços públicos de exposição e comercialização desses produtos. Também estão listados o estabelecimento, em conjunto com os expositores, de normas e regulamentos sobre a ocupação dos locais, além da organização, atualização e manutenção de cadastros daqueles que participam de feiras com a venda de artesanato.

Apoio técnico para a organização e a divulgação de feiras, fomento à exposição e à comercialização e a instituição de espaço voltado à preservação da história do artesanato são três outros itens previstos como diretrizes da Política Municipal do Artesanato. Da mesma forma, está incluído nesta parte da proposta o desenvolvimento de cooperação entre órgãos governamentais, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil.

Comitê

Para o Comitê Municipal do Artesanato (CMA), o projeto de Oliboni define como competências: a promoção de estudos e assessoramento, com a emissão de recomendações acerca do artesanato; a sugestão de rotinas que visem à melhoria da qualidade; e a integração de ações e serviços prestados por órgãos públicos e privados na promoção dos produtos. O Comitê também terá como responsabilidade elaborar seu regimento.

O projeto de lei sugere ainda que o Comitê seja formado por representantes das entidades pelas quais se organizam os artesãos do Município de Porto Alegre e por representantes do Poder Público Municipal. Os membros do CMA não perceberão qualquer remuneração pela sua participação. 

 

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)