Plenário

Câmara aprova em 1º turno projeto que exige votação maior para alterações na zona rural

Por se tratar de Emenda à Lei Orgânica, a proposta precisa ser aprovada em duas sessões

Vereador Cassio Trogildo na tribuna
Vereador Cassio Trogildo (PTB) é o autor da proposta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em 1º turno, por 27 votos favoráveis a 3 contrários, nesta segunda-feira (12/11), projeto que prevê a necessidade de aprovação por 24 votos, ou dois terços dos membros do Legislativo, em propostas de alteração do regime urbanístico que compreenda a zona rural de Porto Alegre. Por tratar-se de Emenda à Lei Orgânica do Municipio, o projeto do vereador Cássio Trogildo (PTB) precisa ser aprovado em duas sessões. Conforme o Regimento Interno, o projeto estará apto para ser apreciado em 2º turno em 10 dias, a contar de hoje. Conforme o vereador, o objetivo da iniciativa é dar uma maior segurança a esta região da cidade. 

Trogildo destaca que “dentre as capitais brasileiras, a cidade possui uma das maiores áreas rurais, caracterizada por sua enorme atividade e grande diversificação da produção primária”. Igualmente é lembrado que “o incremento ao fomento agropecuário propicia a manutenção da mão-de-obra familiar, geração de emprego e renda nas atividades primárias, extrativas, comércio e serviços de apoio”.

Outro ponto citado pelo vereador na defesa de sua sugestão é o potencial turístico que a região possui: “por sua vocação natural de congregar aspectos culturais, sociais, ambientais e gastronômicos”.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
          Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)