Projeto Aprovado

Câmara aprova Maio Laranja, que inclui combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Calendário da Capital

Iniciativa estabelece que no mês de maio de cada ano, o Município promova atividades visando à conscientização, prevenção, orientação e combate.

Vereador Cláudio Janta em Grande Expediente
Vereador Claudio Janta é proponente da iniciativa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira (28), por apreciação terminativa, o projeto de lei do vereador Claudio Janta (Solidariedade) que inclui o evento Maio Laranja – Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre. A iniciativa tem por objetivo a realização de atividades que visem à conscientização, prevenção, orientação e combate no âmbito de atuação do Poder Púbico Municipal.

“A cor laranja foi escolhida para marcar a campanha como um sinal de alerta de que precisamos estar atentos à realidade a nossa volta, muitas vezes, bem perto de nós, que precisa da nossa ação para ser combatida”, reforça o vereador. 

São diretrizes do evento, de acordo com o projeto, a promoção de encontros de profissionais de saúde e educação para debater e sensibilizar quanto aos temas ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes, com a finalidade de identificar os sinais e as consequências da violência sexual e promover seu combate; e a confecção e distribuição de material didático sobre o tema, alertando os cidadãos a respeito da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.