Comissões

Câmara aprova oito projetos através da Apreciação Terminativa

Fachada Foto: Elson Sempé Pedroso
Fachada Foto: Elson Sempé Pedroso

Foram aprovados, no âmbito das comissões permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo processo de Apreciação Terminativa, os seguintes projetos de lei ao Executivo:

HOMENAGEM  – De Reginaldo Pujol (DEM), denomina Rua Frederico Otávio Domingues Barbosa o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Novecentos e Quarenta, localizado no Bairro São Sebastião. De acordo com a proposta, Frederico faleceu em 15 de dezembro de 2012, vítima de câncer. Natural de Porto Alegre, ele foi vereador e secretário de educação e cultura do município na década de 1980. “Ficou conhecido pela veemência de suas posições e pela emoção contida em suas manifestações. Era um político à moda antiga”, destaca Pujol. (MF)

LOGRADOURO - De João Carlos Nedel (PP), denomina Praça Encontro das Famílias o logradouro não cadastrado conhecido como Praça Sete Mil e Oitenta, localizado no Bairro Hípica. Além de destacar o significado de família como base da sociedade, a proposta fala da importância de unificar e buscar antigos costumes familiares através da promoção de lugares como as praças, que possibilitam a confraternização e a estimulação do convívio familiar. (MF) 

HOMENAGEM II- De Mauro Zacher (PDT), denomina Avenida Jaques Machado o logradouro não cadastrado conhecido como Avenida I – Parque Industrial Benopolis –, localizado no Bairro Humaitá. O vereador justifica a homenagem pela grande contribuição de Jaques à cidade de Porto Alegre, que conforme a proposta sempre foi atuante em sua comunidade, na promoção atividades beneficentes mais carentes da região. “Jacão foi um homem que circulou na periferia e na alta sociedade com a mesma simplicidade, tanto comia em uma lata de goiabada quanto bebia em um cálice de cristal. Jacão não tinha preconceitos nem discriminações”, lembra o vereador. (MF) 

EVENTO - De Márcio Bins Ely, inclui o evento Festeja Criança no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre, a ocorrer no mês de outubro. “Esse evento cumpre um papel de suma importância e de total relevância para o complemento de atendimento das famílias de nossa sociedade”, lembra o vereador. De acordo com o projeto, a programação da festa conta com cantores mirins, coreografias, mímica, mágicas, brincadeiras, fantoches, bonecos, teatro, bandas, sorteio de brindes, dentre outras atividades. (AF)

PARQUE - De João Carlos Nedel, denomina Adroaldo Streck o parque Cinco Mil e Oito, no Bairro Campo Novo. Consta na proposta que Adroaldo auxiliou na criação da Rádio Guaíba, sendo seu primeiro radialista, e, como jornalista, trabalhou na Rádio Pampa, na TV Guaíba e no Correio do Povo, além da rede alemã Deutsche Welle. Em sua carreira política, atuou como deputado estadual e federal, além de presidir o PSDB/RS. Foi presidente, ainda, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e teve cargo na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). (AF)

HOMENAGEM III - De Moisés Barboza (PSDB), concede a Comenda Porto do Sol ao senhor Otelmo Albino Drebes. Drebes é presidente das Lojas Lebes, empresa fundada pelos seus país e que atualmente conta com mais de 140 unidades, quase três mil funcionários e um milhão de clientes ativos. Em Porto Alegre já são sete lojas instaladas, sendo a última inaugurada em 2017 no prédio Guaspari, que foi totalmente restaurado com as características de sua inauguração em 1930 e fica no largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público. (AM)

AÇÂO BENEFICENTE - Proposta de Rodrigo Maroni (Pode) inclui A Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó ao Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. O evento começou em 2016 com o apoio de várias instituições importantes, como a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, Kennel Clube/RS, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Grupo Record de Televisão e Canil do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar/RS, no parque Farroupilha. Por ser de natureza beneficente, não há cobrança de inscrição, apenas coleta de ração, que na ocasião foram angariadas duas toneladas doadas à entidades protetoras cadastradas na Secretaria Especial dos Direitos Animais. (AM)

GOLFE - Projeto de Mendes Ribeiro (PMDB) insere o Torneio Aberto de Golfe do Município de Porto Alegre no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. O reconhecimento oficial se deve ao caráter de prestígio e ao crescimento do evento e também do esporte de maneira geral. Outro aspecto que influencia o cenário de destaque que se encontra o golfe é pela sua recente reinserção como uma modalidade olímpica, retornando nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, depois de mais de um século de ausência nos jogos. (AM)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
                Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
               Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)