TRANSPORTE PÚBLICO

Câmara aprova por unanimidade criação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe

Votação da proposta do Vereador André Carús foi acompanhada por centena de estudantes, que lotaram as galerias do Plenário

  • Foto: Tonico Alvares / CMPA
    Vereador André Carús, autor da proposta (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Movimentação de Plenario.
    Movimentação de Plenario. (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Com as galerias do Plenário lotadas de estudantes, a Câmara Municipal aprovou no início da tarde desta quarta-feira, 16, por unanimidade, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe. A iniciativa, protocolada pelo Vereador André Carús, atendeu à solicitação da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA), com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre) e direções de Grêmios Estudantis e Conselhos de Pais e Mestres (CPM's). 

Conforme Carús, a instalação da Frente Parlamentar deve ocorrer ainda neste mês. “Vamos procurar as escolas e universidades para tratar do pacote de projetos do Executivo que restringi a gratuidade do transporte coletivo, altera as isenções do pagamento de tarifa e aumenta a vida útil dos veículos”, destacou.   

Conquista histórica de jovens e adolescentes existente há 62 anos na cidade, o meio passe estudantil estará no centro dos debates da Frente Parlamentar. “Entendemos que o corte do benefício a cerca de 120 mil estudantes irá provocar evasão escolar em função da dificuldade de deslocamento. Nossa intenção, com este debate, é não perder nossos jovens para a drogradição e para a criminalidade.”

Carús destacou que a Frente estará aberta à participação de todos os parlamentares interessados em debater o assunto em profundidade e de forma democrática. “Não será uma Frente apenas de vereadores, mas de luta de toda a sociedade, não apenas dos estudantes, mas de pessoas com deficiências e outras categorias que têm ameaçados os seus direitos com o pacote do Executivo”, finalizou.  

Clique aqui para acessar mais fotos.