Sessão Solene

Câmara celebra 60 anos do Secretariado da Ação Social da Arquidiocese

Instituição é responsável por ações como o Mensageiro da Caridade e a Cidade de Deus

  • Homenagem aos 60 anos de fundação do Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS). Na foto, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin; o vereador João Carlos Nedel; a presidente da SAS, irmã Egídia Josefina Muraro;  presidente da CRB, irmã Paula Schneider e o vereador Matheus Ayres
    Irmã Egidia recebeu diploma das mãos de Nedel, que propôs a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Homenagem aos 60 anos de fundação do Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS)
    Plenário Otávio Rocha ficou lotado na cerimônia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite de terça-feira (23/5) sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação do Secretariado da Ação Social (SAS) da Arquidiocese de Porto Alegre, responsável por ações como o Mensageiro da Caridade e a Cidade de Deus, . Proposto pelo vereador João Carlos Nedel (PP), o evento ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi presidido pelo vereador Matheus Ayres (PP), que na abertura da sessão enfatizou que uma das missões dos parlamentares é olhar para todas pessoas. “Somos família e temos que cultivar o que é mais importante: o amor, não o sentimento, mas o amor atitude”, disse, ao declarar que a sociedade porto-alegrense só tem a dizer muito obrigado pelo trabalho extraordinário do projeto.

Nedel disse que a homenagem se destina a uma entidade singular e que representa um ativo braço da igreja católica. “O Secretariado da Ação Social tem urgência de atender as necessidades mais elementares das pessoas mais carentes. Também nos relembra que Deus é amor e que quem permanece no amor, permanece em Deus. O início do ser cristão não é uma decisão ética, mas um encontro com um acontecimento. É preciso tornar esse amor uma realidade na vida prática e foi assim que nasceu o trabalho do Secretariado da Arquidiocese”, destacou, exemplificando que se de um dia para outro a igreja se afastasse das áreas da saúde e educação, seria instalado o caos no Brasil.

A presidente do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre, irmã Egidia Josefina Muraro, afirmou que nenhuma instituição celebra por acaso 60 anos de existência. “Com imensa alegria agradecemos essa homenagem porque através dos senhores a cidade de Porto Alegre agradece o valor dessa instituição. Procuramos atuar seguindo a missão evangelizadora da caridade da igreja e nossa sustentabilidade se dá em satisfazer as necessidades reais, atendendo demandas e expectativas da comunidade”, afirmou.

Egidia ainda ressaltou que o slogan do secretariado é: Todos somos irmãos para fazer com que mais gente possa ser gente. “Nossas obras são reais e não buscamos mérito, apenas a alegria de participar da obra do senhor”, exclamou, citando Madre Teresa de Calcutá. “Não espere por grandes líderes, faça você mesmo”, finalizou.

O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Adilson Pedro Pusin, elogiou o trabalho do Secretariado da Ação Social (SAS) da Arquidiocese de Porto Alegre, especialmente sua atuação na defesa dos trabalhadores das ruas de Porto Alegre. “Há uma adesão ao Evangelho, ao serviço amoroso onde veem no rosto do irmão o próprio rosto de Cristo. Nesse projeto está a fé no desenvolvimento social e, através dele, percebemos a forte e consistente presença da igreja no trabalho social, mobilizando a comunidade em torno de uma causa comum”, concluiu. 

Trajetória

O SAS foi fundado em 1957 pelo padre Paulo De Nadal e nasceu para apoiar e articular obras católicas de assistência social no âmbito da Arquidiocese de Porto Alegre e da sua rede de organizações, prestando-lhes ajuda multiforme, orientação, assessoramento e serviços gratuitos e permanentes de caráter beneficente. A entidade notabilizou-se pela parceria com a comunidade no desenvolvimento de programas sociais e defesa dos direitos humanos e pela realização da caridade, sendo amplamente apoiada pela comunidade, tanto que sua marca é reconhecida por 98% da população de Porto Alegre.

Prestigiaram a sessão o arcebispo emérito da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Dadeus Grings; Solimar Amaro, presidente da Fasc; o assistente eclesiástico do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese, padre José Romeo Maldaner; o representante superior da Provincial Irmãs de São Carlos, irmã Jocelia Dalbello; a presidente da CRB, irmã Paula Schneider, e o vereador Professor Wambert (PROS).

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)