Plenário

Câmara celebra Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

  • Período de Comunicações. Homenagem aos cidadãos portugueses residentes em Porto Alegre pela passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na foto: vice-cônsul de Portugal no RS, Adriana Melo Ribeiro
    Vice-cônsul falou sobre relação de Brasil e Portugal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período de Comunicações. Homenagem aos cidadãos portugueses residentes em Porto Alegre pela passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na foto: vereador Mauro Pinheiro
    Mauro Pinheiro (REDE) propôs a homenagem (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, da sessão ordinária desta quinta-feira (7/6), ao transcurso do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado em 10 de junho. A iniciativa, proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (REDE), também dedicou a homenagem aos cidadãos portugueses residentes em Porto Alegre. 

De acordo com o proponente, a iniciativa da homenagem se faz necessária por ser um país que faz parte da história brasileira. Ao ressaltar a relevância de Luís de Camões na arte literária, o vereador considerou ter sido um dos grandes poetas. que representava sua pátria e escrevia sobre dramas humanos. Como descendente de português, Mauro afirmou sua proximidade com a cultura. “Tenho cada dia procurado aprender mais sobre a comunidade portuguesa”, disse o vereador.

Em agradecimento pela homenagem concedida pelo Legislativo, a vice-cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul, Adriana Melo Ribeiro, falou da importância da data celebrada pelos portugueses e a ligação entre Brasil e Portugal. Conforme ela, a data transmite a cultura do povo e sua diversidade. Em relação a Camões, lembrou que o poeta retratava a grandeza de seu povo. “A vida de um português errante maravilhado com a cultura dos povos portugueses”. Apesar de dificuldades econômicas enfrentadas por Portugal, Adriana Ribeiro disse acreditar na construção de um futuro mais digno e livre para as futuras gerações. A homenageada ainda contou sobre a relação próxima de brasileiros e portugueses e suas semelhanças. “Somos um povo que gosta de desafios”, completou.

Também estiveram presentes o presidente da Casa de Portugal, José Manoel Guimarães, e o conselheiro das Comunidades Portuguesas, Antônio Davide Santos da Graça, também presidente do Conselho Regional para América Central e para América do Sul.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)