Plenário

Câmara celebra os 39 anos do Brique da Redenção

Vereadores e convidados defenderam o fomento do turismo em Porto Alegre.

  • Comunicações Temática. 39º aniversário do Brique da Redenção.
    Integrantes do Brique convidaram os vereadores para a festa de domingo (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Comunicações Temática. 39º aniversário do Brique da Redenção. Na foto:  presidente da sessão, vereador Valter Nagelstein (d) e representante da comissão deliberativa do Brique da Redenção, Walter Burgueño
    Walter Burgueño cumprimenta o vereador Valter Nagelstein (d) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira (22/3), Walter Burgueño, representante da Comissão Deliberativa do Brique da Redenção, falou na Câmara Municipal de Porto Alegre sobre a programação de comemoração dos 39 anos do Brique da Redenção, que ocorrerá no próximo domingo (26/3). Entre as atrações, estão previstos desfile e exposição de carros antigos, apresentações artísticas e shows musicais. Burgueño aproveitou a oportunidade para pedir apoio do poder público para conquistas de melhorias na estrutura do entorno do Parque Farroupilha e citou a necessidade de providências em benefício da segurança local, estacionamentos e ações contra comerciantes irregulares.

Diversos vereadores saudaram o aniversário do Brique:

PATRIMÔNIO - Valter Nalgestein (PMDB), proponente do período sobre os 39 anos do Brique, cumprimentou Walter Burgueños, Ernandes Farias, Dirceu Muller "e todas as famílias que compõem o Brique, um patrimônio de Porto Alegre". O vereador ressaltou a importância histórica e seu trabalho em prol do Brique, na época em que foi secretário municipal da a, Produção, Indústria e Comércio, desejando "vida longa ao Brique da Redenção e seus componentes".

SUSTENTABILIDADE - Adeli Sell (PT) falou que "é preciso, nesta semana, não apenas marcar o aniversário da Cidade e do Brique da Redenção, mas incentivar a divulgação e valorização das maravilhas que existem na Capital e no Brique". Ele citou os antiquários, as artes plásticas, o artesanato e a praça de alimentação, defendendo  a sustentabilidade do Brique, "com suas peculiaridades, pela importância histórica e econômica". O vereador destacou, ainda, a data de 22 de março como Dia Mundial da Água.

OPORTUNIDADE - Aldacir Oliboni (PT), ao cumprimentar a comissão representativa do Brique da Redenção e elogiar os trabalhos e a produção dos artesãos do local, criticou o uso de espaços para venda de produtos que "não são da arte". Oliboni destacou a oportunidade que o Brique oferece à geração ou à ampliação de renda de muitas famílias, defendendo que espaços como este devem ser propiciados aos artesãos, em outros locais da cidade, como no Centro, na Usina do Gasômetro e nas feiras modelos.

IDENTIDADE - Dr. Thiago (DEM) disse que o Brique da Redenção faz parte da identidade de Porto Alegre e lembrou que o local foi instituído quando o seu correligionário, vereador Reginaldo Pujol (DEM), foi secretário municipal da Indústria e Comércio, no governo do então prefeito Guilherme Socias Villela. "Um decreto instituiu o Mercado de Antiguidade, denominado Brique da Redenção, em 20 de março de 1978". O vereador parabenizou a todos "que construíram a história do Brique, que contribui para a história de  Porto Alegre".

CORAÇÃO - Monica Leal (PP) relembrou dos passeios no Brique da Redenção com o seu pai, Pedro Américo Leal, e do seu trabalho nas atividades comemorativas dos 30 anos do Brique da Redenção, quando foi secretária estadual da Cultura. Ela salientou que "o Brique mora no coração dos gaúchos" e se colocou à disposição para atuar em prol da promoção do local, na Avenida José Bonifácio.

DESENVOLVIMENTO - Professor Wambert (PROS) destacou que "a relação de Porto Alegre com o Brique da Redação é uma relação afetiva", ao reiterar as manifestações de apreço e reconhecimento deste local, ao desenvolvimento econômico e social da cidade. O parlamentar destacou, ainda, a necessidade de estabelecer políticas públicas e promoção de uma agenda de turismo da Cidade, "incluindo entretenimento e pontos turísticos da cidade",  para fomento da geração de emprego, renda e desenvolvimento. 

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)