Plenário

Câmara concede Honra ao Mérito a brigadiano que frustrou assalto a ônibus

Vereadora Comandante Nádia em Grande Expediente
Vereadora Comandante Nádia (MDB) é a proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (13/6) o projeto de resolução nº 011/18, de autoria da vereadora Comandante Nádia (MDB), que concede o Diploma Honra ao Mérito ao soldado Emmanoel Macedo Mareco, do 11º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre. Em abril deste ano, o soldado frustrou assalto a um ônibus que vinha de Livramento, enfrentando sozinho três criminosos.

Emmanoel tem 36 anos e ingressou na Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2006, no 1º BPM. Em março de 2007, concluiu o Curso Básico de Formação Policial Militar. Após a conclusão do curso, entrou na Força de Emprego Tático (FET), atuando no policiamento ostensivo no Centro de Policiamento da Capital (CPC). Em 4 de julho de 2007, foi transferido para o 11º BPM, unidade na qual exerce suas funções até a presente data. 

O assalto

O fato que originou a homenagem ocorreu na madrugada do dia 16 de abril, no momento da troca de motoristas, no trajeto de ônibus de Livramento para Porto Alegre. Os criminosos aproveitaram que era madrugada e surpreenderam os motoristas, próximo à localidade de Minas do Leão. "O policial, ao perceber que se tratava de um assalto, e ciente do seu preparo e do seu treinamento, deslocou-se até a cabine do motorista, rendendo um dos criminosos, desarmando-o, e logo após colocando-lhe as algemas", conta Comandante Nádia. Até então, ele não sabia que existiam mais dois assaltantes. Na sequência, Emmanoel trocou tiros com outro criminoso, que morreu no local. O terceiro e último assaltante efetuou vários disparos no para-brisa do ônibus, o que resultou na abertura de um buraco, por onde fugiu, deixando os pertences roubados para trás. "Após a fuga do terceiro assaltante, o soldado providenciou de imediato socorro para o motorista ferido, agindo com rapidez e eficiência", destaca a vereadora proponente da homenagem.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)