Plenário

Câmara concederá título de Cidadã Emérita à escritora Ana Mottin

Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na foto, vereador Reginaldo Pujol, líder do governo.
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (1º/12), o Projeto de Lei do Legislativo nº 154/16, de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM), que concede o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre à advogada e escritora Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin. Pujol justifica a homenagem declarando que Ana “é uma figura fundamental para a vida cultural da Capital pelo que escreve, pelo seu estímulo aos que escrevem e produzem e pelo seu amor público desprendido às letras e à arte porto-alegrense”.

Ana Mottin nasceu em Porto Alegre, mas foi criada em São Borja (RS), na Fronteira. Retornou à Capital e se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e, aos poucos, começou a se envolver com poesia narrativa, artes, pensamento e cultura. Em 2006, lançou-se como poeta com o livro Olhos de Cadela, com o qual foi finalista no Prêmio Açorianos de Literatura em 2007. 

Em 2011, Ana foi indicada ao Prêmio Fato Literário do Grupo RBS, na condição de Personalidade Literária do Ano. No mesmo ano, assumiu a presidência da Associação do Instituto Estadual do Livro.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)