Institucional

Câmara convida Eliseu para reunião sobre Beneficência

Direção do Beneficiência esteve na manhã desta sexta com vereadores Foto: Tonico Alvares
Direção do Beneficiência esteve na manhã desta sexta com vereadores Foto: Tonico Alvares

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre enviam hoje (12/6) ainda um ofício ao secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, convidando-o para uma reunião, em que será discutida a relação da Secretaria com o Hospital Beneficência Portuguesa. A decisão foi tomada durante audiência concedida ao presidente do Hospital, Eraldo Martins, da qual participaram os vereadores Sebastião Melo (PMDB), presidente da Casa, Adeli Sell (PT), 1º vice-presidente, Toni Proença (PPS), 2º vice-presidente, Nelcir Tessaro (PTB), 1º secretário, João Carlos Nedel (PP), 2º secretário, e Carlos Todeschini (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Martins relatou que o Hospital não recebe há dois meses o repasse devido pela Secretaria Municipal da Saúde, destinado a pagar os procedimentos neurológicos e traumatológicos. Ele reconhece que a cota de 180 procedimentos traumatológicos mensais não são cumpridos, mas ressalta que os de neurologia estão acima da cota. O presidente da Beneficência Portuguesa reivindica receber pelo número de atendimentos e cirurgias realizadas.

Sebastião Melo e João Carlos Nedel relataram que a versão do secretário Eliseu Santos difere da de Martins. Por telefone, ele afirmou ao presidente da Câmara que a Secretaria tem procedido a repasses proporcionais.

Melo ressaltou que a missão dos vereadores é a de intermediar a solução de problemas e que, portanto, o secretário Eliseu Santos será convidado a discutir a relação com o hospital filantrópico na Câmara Municipal, como sugeriu Toni Proença. Da reunião participarão os integrantes da Mesa, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o secretário municipal da Saúde e o presidente do Hospital Beneficência Portuguesa. A data será definida de acordo com a agenda do secretário Eliseu Santos.

Assessoria de Imprensa CMPA