Plenário

Câmara dá posse ao prefeito Nelson Marchezan Júnior

Vice-prefeito Gustavo Paim também foi empossado durante a sessão solene.

  • Sessão de Instalação da XVII Legislatura e Cerimônia de Posse de Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito.
    Marchezan, ao lado do vice Gustavo Paim, assina o termo de posse (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão de Instalação da XVII Legislatura e Cerimônia de Posse de Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito.
    Marchezan prometeu manter ações que gerem benefícios à cidade (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Após a cerimônia de posse dos vereadores eleitos e a realização da eleição dos demais cargos da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Porto Alegre deu posse ao novo prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior, e o vice-prefeito, Gustavo Paim. O prefeito Marchezan Júnior, depois de fazer o seu juramento oficial, prestou seu compromisso legal, saudando a todos presentes e declarando seu "compromisso ético, moral e financeiro" com a cidade de Porto Alegre, e principalmente, reiterando suas prioridades focadas no interesse público e coletivo.

“Estou encerrando, hoje, uma década de parlamentar. Quero desejar aos senhores vereadores, que também prestam um serviço público e tomam posse neste dia 1º, que as suas realizações sejam maiores que as frustrações. A partir de agora, iniciamos um novo mandato, bem como cada cidadão tem uma nova esperança no prefeito. Durante a campanha, foi inevitável o meu amadurecimento fruto dos adversários leais que tivemos, amadurecimento fruto dos partidos que tivemos, e ainda, ratifico, o amadurecimento pela vida real de cada um dos porto-alegrenses”, ponderou Marchezan, acrescentando:

“Espero que as nossas atividades partidárias jamais deixem de entender o que acontece fora da Câmara e da prefeitura. Firmamos um contrato, presidente Cássio. O nosso contrato ficou registrado em cada compromisso assumido. Pedimos a Deus para mantermos o compromisso ético, moral e financeiro. Temos a convicção de que poderemos cumprir todos os compromissos. Nós todos fomos vitoriosos na nossa campanha e temos o desafio de tornar a cada porto-alegrense também vitorioso com as nossas conquistas”, afirmou o prefeito.

Novos desafios

“Os desafios serão imensos para tornar a capital gaúcha uma cidade melhor para se viver. O desafio maior é buscar, acima de tudo isso, o real interesse público. Nem sempre o interesse partidário, sindical ou interesse das corporações públicas e privadas, o interesse da imprensa, dos empresários ou mesmo de alguns indivíduos que estão ligados aos interesses públicos prevalecerão. Queremos conseguir conquistar aqui a sapiência das pessoas pelos interesses acima do interesse sindical. Como meu pai, acredito que a solução está na política com “P” maiúsculo, que tem como fundamento buscar os interesses daqueles que sequer tem voz ativa e não conciliar somente os interesses dos que gritam mais alto”, exclamou o prefeito, ratificando que o povo aprendeu com a dor e com a incompetência. “As pessoas mudaram. As exigências mudaram. Boa parte da nossa sociedade não aceita mais discursos vazios”, concluiu.

Compromisso público

“Tudo que foi plantado pela gestão do governo Fortunati e não gerou frutos será arrancado. O que gerou frutos em beneficio da cidade será regado, cultivado e se manterá em crescimento. Tenham a certeza, cada um dos senhores, que estaremos ao seu lado, quando os senhores estiverem no caminho do interesse público e coletivo. A mudança necessária será feita. A mudança de nossa cidade não se realizará apenas com o nosso amadurecimento. Nós estamos em crise, uma crise jamais vista, e vamos fazer o possível para fazer um novo tempo”, finalizou Marchezan, desejando um excelente 2017 aos presentes.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)