Plenário

Câmara destaca o 25º aniversário da Agafape

Período de comunicações. Homenagem aos 25 anos da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (AGAFAPE). Na foto, a presidente da associação, Marília Coelho Cruz, mostra o diploma recebido na homenagem.(Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Marília disse que amor e trabalho mantêm a atuação da entidade (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

O transcurso do 25º aniversário da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (Agafape) foi tema do período de Comunicações da sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (26/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Os vereadores prestaram homenagem pelo trabalho que vem sendo realizado pela entidade em prol da saúde mental. O evento contou com a presença da presidente da instituição, Marília Coelho da Cruz, a vice-presidente e assistente social, Priscila Guimarães, e o paciente Leonardo Coelho Cruz. 

“É uma emoção muito grande estar aqui. Viemos várias vezes a esta Casa, sempre para pedir ajuda e a compreensão dos vereadores. Hoje estamos aqui, com muita alegria, para agradecer por todas as coisas que foram construídas, iniciadas ou indicadas pela Câmara”. Essa declaração é da presidente da Agafape, Marília Coelho Cruz, que contou que a entidade sempre enfrentou dificuldades, mas se manteve com o trabalho voluntário dos seus integrantes. “A associação se mantém com muito amor e com muito trabalho organizado”, mencionou ao relatar que é através de doações e parcerias que a Agafape se se sustenta financeiramente, “sempre prestando conta das nossas ações”. “Buscamos uma maneira bem digna de sobreviver e, em meio a esta crise, reduzimos os custos, mantendo a qualidade no atendimento”.

Cruz contou no plenário Otávio Rocha que, há 25 anos, alguns pais, motivados por dois médicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), tiveram a coragem de falar em uma palavra que naquela época era usada como pejorativa: a esquizofrenia. “Esse foi o primeiro passo para a inclusão. Duas pessoas não fazem nada, mas um grupo faz a diferença”. A presidente comentou que a verdadeira inclusão é feita “quando os nossos familiares frequentam o centro de Porto Alegre”, pois, antigamente, as clínicas e instituições que atendiam pessoas esquizofrênicas ficavam todos na periferia. Localizada na Galeria Malcon, Rua das Andradas 1560, a Agafape firmou, pela primeira vez, há um ano, uma parceria com uma empresa multinacional que oferece o serviço dos seus funcionários, dando suporte às ações realizadas pela entidade. Para encerrar sua fala, Cruz pediu aos vereadores que se comprometam em apoiar o trabalho prestado pela associação. “Coração e coragem nós temos para tocar isso em frente. Só precisamos de oportunidades”, expôs.

Vereadores 

Ao declarar seu apoio ao trabalho da instituição, Idenir Cecchim (PMDB) destacou não ser uma associação com a finalidade de obter lucro e fama, mas sim para cuidar de pessoas e principalmente para a autoajuda. “A ajuda mútua de pacientes e familiares, que podem se ajudar no dia a dia”, disse. De acordo com Cecchim, essa integração ajuda a vencer dificuldades devido a dedicação de cada um. O vereador parabenizou e desejou que o trabalho continue sendo realizado, ajudando sem pedir nada em troca. 

Em relação às atividades exercidas pela Agafape, Aldacir Oliboni (PT) afirmou ser uma entidade exemplar e parceira do poder público, pois se habilita a atender as pessoas que precisam de auxílio com a doença. O vereador ainda quer verificar o tipo de contribuição que o Legislativo pode oferecer para ajudar com recursos e construção de políticas públicas voltadas para estes pacientes em específico. Na opinião de Oliboni, é importante que o governo se sensibilize a dar assistência para estas pessoas. 

Durante a cerimônia, a presidente da Agafape Marília Coelho Cruz, recebeu dos vereadores Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB), Comandante Nádia (PMDB), Tarciso Flecha Negra (PSD) e do presidente da Casa, Cassio Trogildo (PTB), o diploma em homenagem aos 25 anos da associação. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
                Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)