Solene

Câmara destaca os 64 anos de criação do Estado de Israel

Milititsky, da Federação Israelita, agradeceu homenagem da Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso
Milititsky, da Federação Israelita, agradeceu homenagem da Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta terça-feira (8/5), o aniversário de 64 anos da criação do Estado de Israel. A proposta, sugerida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), foi realizada no Plenário Otávio Rocha e contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad. O Estado de Israel foi proclamado em 14 de maio de 1948, através de Declaração de Independência assinada no salão antigo do Museu de Tel Aviv, atual Museu da Independência. A sessão foi presidida pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB).

Em seu pronunciamento, Nagelstein lembrou os mais de 40 milhões de judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial e a luta constante do povo judeu para que episódios de segregação e intolerância dessa natureza jamais se repitam. "Queremos o que sempre defendemos: a sacralização da vida, o respeito ao próximo, a tolerância e a fraternidade", reiterou ao saudar a luta do gaúcho Osvaldo Aranha - que presidiu a Assembleia da ONU dando início ao processo de criação do Estado de Israel.

"Ele teve uma capacidade visionária ao mostrar que a divisão das terras não era um problema judaico ou árabe, e sim um problema mundial", disse. Em novembro de 1947 a ONU recomendou a partição da Palestina, ainda que rejeitada pelos líderes árabes. Para o vereador, infelizmente persistem grupos que disseminam a deturpação do sionismo nos dias de hoje. "É preciso compreender que o povo judeu amargou por dois mil anos sem pátria, mantendo-se unido apenas pela bíblia, pregando uma luta justa, sem exclusão ou ódio, mas defendendo o direito de morar e criar seus filhos em uma terra ancestral."

Pluralidade

Ao agradecer a homenagem, o presidente da Fundação Israelita do Rio Grande do Sul, Jarbas Milititsky registrou que com a criação do Estado de Israel, a identidade judaica foi renovada depois de amargar o exílio. "Hoje Israel se tornou uma democracia parlamentar com eleições livres, sendo lar de uma população diversificada com características culturais diferentes", afirmou.

Conforme frisou, a pátria dos judeus sempre teve como prioridade o desenvolvimento de atividades cientificas e tecnologicas para reforçar sua capacidade competitiva. Além disso, segundo ele, a educação foi o valor fundamental da sociedade israelense que ainda segue. "A chamamos de chave do futuro", explicou. Sobre os "mitos e as teorias conspiratórias" contra Israel, o dirigente afirmou que elas só perdem espaço a partir do momento em que as sociedades se tornam mais plurais e tolerantes.

Estiveram presentes na solenidade o vereador João Dib (PP), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente do Conselho Geral da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil, Henry Chmelnitsky, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil e demais representantes da comunidade judaica de Porto Alegre.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)