Cultura

Câmara divulga lista dos pré-selecionados para o 22º Salão de Artes

A próxima etapa para os candidatos será apresentar as obras indicadas pela Comissão de Seleção e Premiação

Salão de Artes da CMPA.
Os três jurados (à dir.), com o presidente da Câmara, Valter Nagelstein (c), e servidores da comissão organizadora do evento (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira (5/7), a lista dos inscritos pré-selecionados para seu 22º Salão de Artes Plásticas. Dos 98 portfólios e 264 obras inscritas, foram escolhidos 35 portfólios e 81 obras de diferentes técnicas. Houve inscrições da Capital e de 14 cidades do Interior do Rio Grande do Sul. O Salão será realizado em setembro, como parte das comemorações dos 245 anos da Câmara.

A lista dos pré-selecionados está disponível no Diário Oficial de Porto Alegre/Legislativo de hoje (5/7) e na página da Seção de Memorial da Câmara na Internet: https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/22o-salao-de-artes-plasticas/ Em obediência ao regulamento do Salão, a lista dos pré-selecionados não contém os nomes dos artistas, mas apenas seu número de inscrição, os títulos das obras e as técnicas utilizadas. Os nomes dos premiados serão revelados somente na abertura do Salão.

A próxima etapa para os pré-selecionados será a entrega das obras indicadas na lista para que sejam avaliadas pelos jurados na etapa de seleção e premiação. Os artistas deverão entregá-las, impreterivelmente, nos dias 6, 9, 10 e 11 de julho, das 9 horas às 11h30min e das 14 às 17 horas, na Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 3220-4318.

A Comissão de Seleção e Premiação de 2018 é formada pelos seguintes profissionais: Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Prêmios e história

O 22º Salão concederá um Prêmio Aquisição no valor de R$ 9 mil e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor individual de R$ 2,5 mil. A cerimônia de premiação será realizada na abertura oficial do evento, marcada para as 19 horas do dia 4 de setembro. A exposição das obras premiadas e selecionadas ficará aberta à visitação de 5 de setembro a 5 de outubro de 2018.

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)